A última aula de uma “lenda viva do ensino da Matemática no Técnico”

O Anfiteatro Abreu Faro foi pequeno para a última aula do Professor Manuel Ricou, esta quarta-feira.

A última aula do Professor Manuel Ricou garantiu ocupação máxima do Anfiteatro Abreu Faro, no final da tarde de 25 de janeiro, ainda antes do seu início. “Esta sala mostra a importância de Manuel Ricou para o Técnico”, constatou o Presidente do Departamento de Matemática da Escola, Professor José Mourão.
“Lenda viva do ensino da matemática no Técnico”, o Professor Manuel Ricou soma 50 anos de ensino na Escola de que foi também aluno. Engenharia Eletrotécnica e Telecomunicações foi o curso escolhido pela carga das disciplinas que queria saber: matemática e física.

Ao capítulo Técnico, seguiu-se o doutoramento na Universidade do Minnesota com a tese em “Energia, entropia e as leis das da termodinâmica”.
Regressado à Escola, os estudantes “eram sempre os doutores” das suas aulas, nas várias disciplinas da matemática que lecionou, maioritariamente no curso de Matemática Aplicada à Computação. “Muitos dos seus alunos o considerarão um dos seus melhores professores de sempre, se não o melhor professor de sempre”, afirmou o Professor Luís Barreira na sua apresentação do homenageado.

E, no fim, uma volta ao início: a obsessão pela Teoria da Relatividade de Einstein, “quando tem finalmente tempo e ajudas preciosas”, concluiu o Professor Manuel Ricou.

Com repetidas gargalhadas como música ambiente, a sala tornou-se pequena para todos tantos quiseram assistir a esta “nota biográfica por episódios”. Se para uns, os degraus se tornaram assentos, para outros, o auditório cresceu para lá da porta. As aulas do Professor Ricou terminavam, muitas vezes, com aplausos. A última não foi exceção.