Alumna do Técnico recebe prémio Women in AI por trabalho na área quântica

Catarina Moreira, a trabalhar na Austrália, viu o seu trabalho na área da Inteligência Artificial em Quântica distinguido por organização internacional.

A alumna do Técnico, Catarina Moreira, foi distinguida nos Women in AI Awards, na categoria de Inteligência Artifical em Quântica pelo desenvolvimento de redes bayesianas (modelos de representação do conhecimento) de tipo quântico que incorporam os efeitos da interferência quântica na modelação de tomada de decisão por seres humanos. A entrega do prémio à antiga estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores ocorreu a 28 de junho, no Museu de Arte Contemporânea de Sydney (Austrália).

O trabalho da investigadora traz novas perspectivas ao modo como as decisões podem interagir e desafia não só os limites convencionais da modelação probabilística mas também abre caminho à compreensão de processos complexos de tomada de decisão, antes impossíveis de explicar.

Os prémios Women in AI (WAI) homenageiam mulheres que têm feito avanços significativos na área da Inteligência Artificial, de diferentes zonas geográficas. Catarina Moreira, a trabalhar na University of Technology Sydney(Austrália), destacou-se na região Ásia-pacífico.

A WAI é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2016, e atualmente presente em 140 países, que promove o empoderamento de mulheres e minorias ao incentivá-las a tornarem-se líderes na área da inteligência artificial.