Alumnus do Técnico entre os “Campeões Nacionais” do Conselho Europeu de Inovação

André Mão de Ferro, cofundador da C2C-NewCap, foi distinguido pelo Conselho Europeu de Inovação (EIC).

André Mão de Ferro, cofundador e executive manager da C2C-NewCap, é um dos portugueses distinguidos na lista de “campeões nacionais” do Conselho Europeu de Inovação (EIC, na sigla em inglês). A nomeação, que premeia o envolvimento em projetos de inovação e investigação e desenvolvimento, torna os cientistas escolhidos embaixadores do EIC, organismo criado no âmbito do programa Horizonte Europa para identificar, desenvolver e implantar tecnologias revolucionárias e inovações disruptivas. A “Lista dos Campeões” reúne personalidades da academia, indústria e sociedade civil de toda a União Europeia.

“O EIC é uma organização relativamente complexa, com muitos atores – empresas, institutos, investigadores, coaches, júris, etc.-  e com uma componente de public awareness forte”, começa por evidenciar o alumnus do Técnico que confessa que se sentiu surpreso com esta distinção.  “Mas beneficiário através da C2C-NewCap senti que fazia todo o sentido dar o meu pequeno contributo na divulgação das oportunidades de financiamento vindas do EIC quer para empresas, quer para investigadores”, realça André Mão de Ferro.

O cofundador da C2C-NewCap não encara este reconhecimento “propriamente como uma distinção pessoal, é, digamos uma forma simpática de eles recrutarem veteranos do EIC para ajudarem a divulgar as missões e programas do EIC dentro de cada estado-membro”, vinca. “E nesse sentido acho uma ótima ideia e vou ajudar no que puder”, complementa.

Mestre em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico, André Mão de Ferro criou  em 2014 juntamente com o também antigo aluno do Técnico, Rui Pedro Silva, a C2C- New Cap. A startup que faz parte da Comunidade IST Spin-off tem estado focada no desenvolvimento do primeiro produto: uma bateria para o arranque de camiões ou outros veículos com motor a diesel de grande capacidade.

A C2C-New Cap já captou financiamento da Caixa Capital, bem como da InnoEnergy, e da Fundação Repsol (através do Fundo de Empreendedores, o programa de aceleração para startups da área petrolífera). Dentro dos programas Horizon e EIC, a C2C-NewCap ganhou 2 projetos europeus em consórcio e 2 individuais – o SME phase 1 e phase 2. “Estes programas eram especialmente dedicados a SMEs e tivemos um grande empurrão que nos permitiu estar hoje a instalar módulos de supercondensador em clientes”, explica André Mão de Ferro. “Conseguimos passar de um protótipo de eléctrodo de supercondensador com 1 cm2 para uma produção mensal de 200 mil cm2, numa linha com 500m2 e 11 pessoas”, realça André Mão de Ferro.

No ano passado, a startup foi uma das 7 empresas portuguesas presentes na lista das empresas mais inovadoras da União Europeia.

O EIC foi criado em 2018, trabalhando desde então em fase piloto, e já apoiou cinco mil projetos e 159 empresas. Lançado oficialmente, pela Comissão Europeia, a 18 de março, o Conselho Europeu de Inovação é uma das grandes novidades do Horizonte Europa. Com um orçamento de 10 mil milhões de euros para o período 2021-2027, o EIC vai apoiar as empresas em fase de arranque, as pequenas e médias empresas e as equipas de investigação que desenvolvam inovações revolucionárias de alto risco e elevado impacto, com especial destaque para projetos que possam contribuir para os objetivos do Pacto Ecológico Europeu e do Plano de Recuperação da Europa.

Para o empreendedor a divulgação do EIC em Portugal “é muito importante até porque parece que existe uma espécie de relação inversa entre robustez de programas nacionais e presença no EIC”.  “No relatório de 2020 aparecemos na posição 16. Os campeões são Espanha. Durante uma formação em Bruxelas os cofundadores de uma empresa espanhola tinham um motivo simples para isto acontecer: é que não conseguem apoios nacionais que a Noruega, o Reino Unido ou a Alemanha conseguem. E por esta ordem de ideias, Portugal deveria estar muito acima na lista”, realça.

Além do antigo aluno do Técnico compõem a lista de “Campeões Nacionais” portugueses do EIC Goreti Sales, professora e investigadora do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), Marta Baptista (transformation engineer da With Company), Miguel Castanho (professor do Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Lisboa), Carlos Oliveira (presidente executivo da Fundação José Neves), e José Fernando Ramos de Figueiredo (membro do Comité de Investimento do Fundo de Equidade do EIC).