Ciência e Tecnologia

Mais uma Bolsa do Conselho Europeu de Investigação para um investigador do Técnico

André Martins conquistou uma ERC Starting Grant para prosseguir o seu trabalho acerca de métodos de aprendizagem estatística estruturada combinados com redes neuronais artificiais.

A juntar às seis bolsas ERC que docentes e investigadores do Técnico já haviam recebido, junta-se agora o investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), o professor André Martins. O professor auxiliar convidado do Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores vai ter cerca de 1,4 milhões de euros para desenvolver a sua investigação que combina métodos de aprendizagem estatística estruturada com redes neuronais artificiais, aplicando-os ao processamento de linguagem natural. “É muito gratificante ver o meu trabalho reconhecido internacionalmente”, destaca o professor André Martins, mas “acima de tudo, é uma oportunidade única de criar uma equipa de investigação sólida e desenvolver uma linha de trabalho com grande potencial de impacto científico”, acrescenta.

O projeto vencedor intitula-se “DeepSPIN” e tem como objetivo criar uma nova geração de modelos e algoritmos de aprendizagem estatística (machine learning) capazes de tirar partido da estrutura da linguagem natural, resolvendo problemas como tradução automática, estimação de qualidade e análise sintática. “Isto será feito combinando técnicas de aprendizagem profunda (redes neuronais) e métodos de classificação estruturada.”, explica o investigador do IT. A Unbabel, onde lidera a equipa de investigação Unbabel-X, o Instituto de Telecomunicações e o Técnico serão parceiros neste projeto.

O professor André Martins junta-se assim aos professores Luís Oliveira e Silva (venceu duas Advanced Grant), Vítor Cardoso (uma starting grand e uma consolidator Grant), Patrícia Gonçalves (starting Grant) e Rodrigo Rodrigues (starting Grant).  Este é, como refere o investigador do IT “um número encorajador que mostra que o Técnico está no bom caminho e tem investigadores de grande qualidade”. “Mas há ainda um longo caminho a percorrer para alcançar as melhores instituições de topo a nível internacional”, frisa o professor.

Estas bolsas individuais (ERC Starting Grants) são atribuídas a investigadores em início de carreira e permitem aos mesmos que formem equipas de trabalho e desenvolvam trabalhos inovadores.  Além do professor do Técnico mais sete investigadores portugueses receberam bolsas da ERC, três deles a trabalhar fora de Portugal.