O antigo estudante do Técnico e atualmente Professor Convidado da Escola, Gonçalo Correia, foi o primeiro vencedor do Prémio Vencer o Adamastor. Esta distinção resulta de uma parceria entre jornal Público e o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC).
A investigação de Gonçalo Correia pretende diminuir o tamanho das redes de inteligência artificial (IA) e, por consequência, uma redução da pegada ecológica e um ganho de eficiência. O trabalho desenvolvido pelo investigador tem aplicação na tradução automática.
O Prémio Vencer o Adamastor visa distinguir projetos desenvolvidos nas áreas da eletrónica, computação e tecnologias de informação e comunicação. A 1ª edição do Prémio, com valor pecuniário de 20 mil euros, ocorreu em 2022.
Gonçalo Correia concluiu, em 2022, o doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com a tese «Learnable Sparsity and Weak Supervision for Data-Efficient, Transparent, and Compact Neural Models» ,sob orientação do Professor André Martins, no Instituto de Telecomunicações (IT), Centro de Investigação da Escola.