Ana Tostões, docente do Técnico, reeleita presidente do Docomomo International

A Prof.ª  Ana Tostões foi reeleita, por unanimidade, presidente do DOCOMOMO Internacional para o quadriénio 2018-2022. A decisão foi votada no dia 30 de agosto, no Council Meeting da 15th International Docomomo Conference, Ljubljana, com a presença de 47 países membros, aos quais se juntaram 6 novos países aprovados (Armenia, Bulgaria, India, Qatar, Romania, Vietnam).

O Docomomo é o comité internacional responsável pela documentação e conservação da arquitectura e do urbanismo do Movimento Moderno. Organizou 15 conferências internacionais bienais, publicou 58 revistas semestrais (Docomomo Journal), e editou publicações de referência mundial na área de intervenção no património moderno. Através de uma rede interdisciplinar (reunindo arquitectos, urbanistas, paisagistas, designers, engenheiros, historiadores, artistas e estudantes), em colaboração com uma larga rede de parceiros internacionais (UNESCO, UIA, CIALP, WMF, Getty, MoMa, etc.), o Docomomo promove a reutilização informada das estruturas da cidade contemporânea e a criação de um ambiente construído sustentável.

Desde 2014 que o Docomomo International tem sede no Instituto Superior Técnico, liderado pela Prof. Ana Tostões. Reafirma-se o prestígio internacional do IST ao acolher uma organização representada em mais de 74 países nos 5 continentes.

A 16th International Docomomo Conference terá lugar em Tóquio, em setembro de 2020.

Ana Tostões é doutorada, arquiteta, historiadora e crítica de arquitetura, presidente do Docomomo International e editora do Docomomo Journal. Professora Catedrática e coordenadora do Programa de Doutoramento em Arquitetura no IST-Universidade de Lisboa. Foi professora convidada em universidades internacionais de referência. Arquiteta pela Escola de Belas-Artes de Lisboa (ESBAL,1982), concluiu o mestrado em História da Arte Contemporânea pela Universidade Nova de Lisboa (UNL,1994) com a tese intitulada Os Verdes Anos na Arquitetura Portuguesa dos Anos 50 (FAUP Edições, 1997) e doutorou-se pelo Instituto Superior Técnico (IST-UL 2003) com a tese Cultura e Tecnologia na Arquiteta Moderna Portuguesa (Idade Maior, FAUP Ed., 2015, X Prémio BIAU 2016). O seu campo de pesquisa é a história crítica e teoria da arquitetura contemporânea, com enfoque nas relações entre a modernidade Europeia, Americana, Africana e Asiática. Sobre estes assuntos, publicou livros e artigos científicos, foi curadora de exposições e participou em júris, comités científicos e palestras em todo o mundo. Foi a investigadora responsável do projeto “Exchanging World Visions / Visões Cruzadas do Mundo”, focado na arquitetura africana subsariana desenvolvida no período do Movimento Moderno, e é atualmente investigadora responsável do projeto “CuCa_RE: Cure and Care_the rehabilitation / CuCa_RE: Curar e Cuidara reabilitação”, focado na reabilitação de estabelecimentos de saúde.

Mais informações.