Encerramento da conferência DOCOMOMO

O Docomomo foi criado em 1988 pelos arquitetos holandeses Hubert-Jan Henket e Wessel de Jonge e inclui organizações de todo o mundo. Está, desde 2014, sediado em Lisboa, no Instituto Superior Técnico, sendo presidido desde 2010 pela professora Ana Tostões.

O Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian foi o palco escolhido para o encerramento da edição de 2016 do DOCOMOMO. A 14ª conferência do DOCOMOMO (acrónimo para Documentação e Conservação do Movimento Moderno) foi subordinada ao tema Reúso Adaptativo – O Movimento Moderno em Direção ao Futuro.

Frente a uma plateia cheia, Adam Caruso, do Caruso St John Architects, conduziu a audiência pelo extenso trabalho de recuperação arquitetónica feito pelo atelier. Sob o tema da conferência deste ano “Adaptive Reuse”, o trabalho desenvolvido pelo atelier foi o mote para a discussão sobre os vários usos e reúsos que a Arquitetura contemporânea pode e, na opinião do arquiteto, deve ter. A palestra intitulada “Old/New” conduziu-nos assim pelo mundo da recuperação arquitetónica demonstrando que é possível trabalhar com o edificado existente criando assim “uma enorme oportunidade para aprender coisas”.

Na sua intervenção, o arquiteto conduziu o público pela evolução histórica do conceito de reabilitação/conservação de edifícios, afirmando sempre que “a reabilitação e a conservação devem respeitar o existente mas devem sempre ser diferentes”.

A conferência de encerramento contou ainda com a presença do Presidente do Técnico, professor Arlindo Oliveira, e do Ministro da Cultura, Dr. Luis Filipe Castro Mendes que, ao referir-se ao tema deste ano da conferência afirmou tratar-se de “um programa, uma crítica e um enorme desafio”. Fazendo ainda referência a alguns dos nomes maiores da arquitetura portuguesa, como o arquiteto Pardal Monteiro, o Ministro da Cultura fez questão de dizer que estas obras se encontram referenciadas e protegidas em Portugal. No final do seu discurso o governante afirmou ainda que “há que aplaudir o trabalho contínuo do DOCOMOMO” e que “muito nos honra que Portugal tenha sido o país escolhido para a conferência e para sede do DOCOMOMO”.