Campus e Comunidade

Balanço da participação portuguesa no H2020

Carlos Moedas, Comissário Europeu da Investigação e Inovação, esteve presente no balanço sobre a participação portuguesa no Horizonte 2020, no Centro de Congressos do Técnico, onde afirmou que o programa H2020“ é o maior programa de ciência e inovação do mundo”

A participação portuguesa no programa europeu Horizonte 2020 e as perspectivas para o próximo programa quadro europeu de financiamento para a Investigação e Inovação – 9.º PQ foram o mote para o encontro que contou com a participação de Carlos Moedas, Comissário Europeu, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Paulo Ferrão, e do presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha.

Durante o evento, organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e a Agência Nacional de Inovação, e que decorreu no Grande Auditório do Centro de Congressos do Técnico, no passado dia 20 de fevereiro, foram avançados os números da participação portuguesa no programa comunitário. Portugal coordena, no âmbito de consórcios de instituições científicas e empresas de vários países, 258 projetos europeus.

Do número total de projetos apoiados pelo Programa 2020, 63% do volume total de financiamento coube às instituições do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, estando a Universidade de Lisboa a encabeçar a lista dos projetos apoiados com cerca de 65 milhões de Euros. Face a estes números, Carlos Moedas classificou Portugal como tendo “capacidade crescente para atrair e para participar em projetos de investigação europeus”. O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sublinhou, por seu lado, que Portugal “registou uma taxa de sucesso de 13,4% nos projetos que apresentou a concurso, quando a média europeia é de 12,6%”.