Bolsas Gulbenkian Novos Talentos: 16 estudantes do Técnico garantem apoio no início à investigação

Para além de apoios até aos 3500 euros, o programa inclui acompanhamento de tutores, retiros científicos e workshops de iniciação à investigação.

Dezasseis estudantes do Instituto Superior Técnico foram galardoados com Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, da Fundação Calouste Gulbenkian, “destinadas a estudantes excecionais no ensino superior português, promovendo o seu talento e estimulando a iniciação à investigação”. Para além de uma componente de apoio financeiro que pode chegar aos 3500 euros, a atribuição da bolsa confere aos premiados a oportunidade de participar num programa de tutoria e acompanhamento por uma comissão científica, com o intuito de estimular o início da sua carreira de investigação.

Nesta edição, foram atribuídas 99 bolsas, distribuídas pelas áreas de Biologia (17), Ciências Sociais (15), Humanidades (13), Matemática (19), Química (16) e Física (19). Nesta última, destaca-se o facto de cinco dos premiados serem estudantes do Técnico, mais de um quarto dos laureados na área.

O prémio inclui um apoio ao pagamento de propinas e para estímulo à investigação no valor de 1000 euros; uma segunda componente no valor de 1500 euros para “atividades de enriquecimento de talento como, por exemplo, cursos de formação avançada; participação em conferências e escolas de verão; estágios, cursos de línguas, aquisição de livros e material de laboratório”; e ainda uma fração complementar no valor de 1000 euros para candidatos cujo agregado familiar tenha um rendimento anual per capita não superior a 12000 euros.

Estudantes do Técnico premiados:

• Engenharia Biológica – Clara Mestre;
  • Engenharia Biomédica – Carla Ribeiro; Clara Vasconcelos;
  • Engenharia Física Tecnológica – Afonso Santos; André Morais; David Valverde; Estêvão Gomes; Inês Gonçalves; Leonor Gonçalves; Mariana Abreu;
  • Engenharia Química – Carolina Branco; Vítor Lipskyy;
  • Matemática Aplicada e Computação – António Neves; Eduardo Guerreiro; Filipe Viseu; Mariana Costa.

Para serem elegíveis, os estudantes devem estar inscritos no 2.º, 3.º ou 4.º ano de cursos de licenciatura ou de mestrado integrado; ou no 1.º ano de cursos de mestrado, numa instituição de ensino superior portuguesa, e reunir uma média de classificações igual ou superior a 17 valores sem arredondamentos.

Lista completa de vencedores.