Campus e Comunidade

Bolsas “Novos Talentos Científicos” distinguem 19 alunos do Técnico

O programa de bolsas da Gulbenkian vai apoiar projetos dos estudantes da Escola em várias áreas.

A edição de 2021 das Bolsas Gulbenkian Novos Talentos Científicos reconheceu a qualidade e o mérito de 19 estudantes de vários cursos do Instituto Superior Técnico.  O programa distingue estudantes universitários que evidenciam um elevado mérito académico e incentiva o desenvolvimento da sua cultura e aptidões em diversas áreas, apoiando o seu trabalho junto de reconhecidos especialistas que exercem o papel de tutores.

Este ano, foram atribuídas 50 bolsas nas áreas de Física, Inteligência Artificial, Matemática, Sustentabilidade Ambiental e Tecnologias Quânticas. Além de representarem uma razoável percentagem dos bolseiros do programa, há estudantes do Técnico em todas as categorias.

É na área da matemática que há um maior número de alunos da Escola distinguidos, um total de 6, sendo o Técnico mesmo a instituição de ensino superior com maior representação neste domínio. André Guimarães, João Camarneiro, Nuno Carneiro, Pedro Costa e Pedro Dias, foram os alunos do curso de Matemática Aplicada e Computação contemplados com estas bolsas, a quem se junta 1 estudante de Engenharia Física Tecnológica, Luís Machado.

Metade dos alunos distinguidos pela Gulbenkian na área de Física são do Técnico, 5 de um total de 10. António Oliveira, Francisca Paiva, João Álvares, João Teixeira e Lízia Branco, todos alunos do curso de Física Tecnológica, foram os contemplados.

Na área de Tecnologias Quânticas os estudantes do Técnico também se destacaram. Os selecionados foram: André Gomes (Engenharia Aeroespacial), Gabriel Rouxinol (Engenharia Física Tecnológica), Pedro Furtado (Engenharia Aeroespacial), Rodolfo Amorim (Engenharia Mecânica) e Tiago Jorge (Engenharia Física Tecnológica).

Na área da Inteligência Artificial o Programa de Bolsas Gulbenkian Novos Talentos Científicos selecionou a aluna Leonor Barreiros (Engenharia Informática e de Computadores) e o estudante Manuel Graça (Engenharia Eletrotécnica e de Computadores).

O concurso contemplou pela primeira vez a categoria de Sustentabilidade Ambiental, na qual Bárbara Ribeiro, aluna de Engenharia Mecânica, foi uma das bolseiras selecionadas.

O Programa de Bolsas Gulbenkian “Novos Talentos Científicos” foi lançado pela primeira vez em 2017, e desde então apoia anualmente a vocação, a capacidade de investigação e a inovação científica de estudantes em instituições de ensino superior portuguesas.

Os estudantes contemplados com as bolsas são integrados num programa de investigação multidisciplinar, com especial incidência nas Tecnologias Quânticas – computação quântica, comunicações quânticas e metrologia e sensores quânticos.  Sob a orientação de tutores, realizam trabalho de estudo e de investigação aprofundada no domínio das tecnologias quânticas, participando, ainda, ativamente num conjunto de workshops de formação.

LISTA COMPLETA DE BOLSEIROS NOVOS TALENTOS CIENTÍFICOS, EDIÇÃO 2021