Campus Taguspark celebra 16.º aniversário

"Gostava de vos dar, a vocês, os parabéns, e agradecer o esforço de todos os que têm trabalhado para afirmar este campus, e o Técnico, como uma grande escola de engenharia."

Decorreu, esta segunda-feira, a celebração do 16.º aniversário do campus Taguspark do Instituto Superior Técnico, numa festa que juntou centenas de alunos, professores e funcionários no átrio central do campus.

O professor Luís M. Correia, vice-presidente do Técnico para a Gestão do campus, abriu a cerimónia, agradecendo aos presentes e prometendo um evento “curto mas intenso”, como veio a comprovar-se. O docente referiu ainda a iniciativa que teve lugar no último sábado, em que um grupo de voluntários se juntou para “dar uma cara nova” ao campus.

“Como sabem, convidei a comunidade escolar a vir limpar o campus, e recebemos um grupo interessado na iniciativa”, afirmou o docente, enquanto mostrava imagens do resultado final. “O meu objetivo é que, no próximo ano, reduzamos este lixo para metade. Conto, para isso, com o apoio de toda a comunidade escolar.”

Depois do curto discurso, foi tempo de ouvir o aluno Pedro Rey, que ofereceu aos presentes um pequeno recital de guitarra e voz, tendo sido acompanhado em vários temas pela audiência. No meio do recital, o estudante deu os parabéns ao campus e lembrou o objetivo da escola: “Não é só formar engenheiros, é formar homens e mulheres”.

O professor Arlindo Oliveira, presidente do Técnico, foi o último a tomar a palavra antes de serem cantados os tradicionais Parabéns. “É um prazer estar aqui, numa altura em que a engenharia portuguesa e do Técnico tem mostrado que, cada vez mais, somos a área de estudo mais importante que por aí anda. Vivemos uma tendência generalizada da sociedade em reconhecer o valor que a engenharia traz à economia, e em reconhecer que aqui realmente aprendemos a fazer coisas.”

Falando especificamente das áreas mais ligadas ao campus Taguspark, as Tecnologias de Informação e Comunicação e a Engenharia e Gestão Industrial, o professor lembrou a “excelente oferta, de cursos e de pessoas que são aqui formadas”, que existe no campus. “Gostava de vos dar, a vocês, os parabéns, e agradecer o esforço de todos os que têm trabalhado para afirmar este campus, e o Técnico, como uma grande escola de engenharia.”