“Ciência nas Férias” põe estudantes do secundário à descoberta dos recursos geológicos

O programa “Ciência nas Férias" voltou, nas férias da Páscoa, para uma 3.ª edição.

Durante quatro dias, entre 3 e 6 de abril, 21 estudantes do ensino secundário puderam participar em várias atividades, dinamizadas pelo Departamento de Engenharia de Recursos Minerais e Energéticos (DER). Entre visitas de estudo, palestras e atividades laboratoriais, os quatro grupos, acompanhados de mentores (estudantes de mestrado e doutoramento) e orientados por professores do Departamento puderam aprofundar e aplicar conhecimentos na área da Geologia. A evolução desses conhecimentos dos participantes é monitorizada pelo preenchimento de inquéritos no início e fim do programa, explicou a professora Amélia Dionísio.

O terceiro dia começa com uma manhã de laboratório. “Como se define a cor de um mineral?” é uma das perguntas que se faz ouvir. Munidos de caderno de atividades, com lugar para registos, computadores e equipamento técnico, os participantes tentam responder. Recorrem ao papel milimétrico para uma noção mais aproximada da dimensão dos minerais presentes nas amostras em análise e detalham toda a informação que vão recolhendo. Precisarão da mesma na apresentação final do dia seguinte.

Há quem venha pela primeira vez e quem repita a experiência, tanto do lado dos aprendizes como do dos mentores que os recebem. Roberta Lobarinhas, doutoranda em Georrecursos, é disso exemplo: foi mentora em todas as edições. Fá-lo para “perceber o que pensam as novas gerações desta área, ganhar experiência pedagógica e disseminar ciência”.
A inscrição é gratuita e a motivação manifestada o mais importante critério de seleção. Leonor Augusto, aluna do 11.º ano da Escola Secundária Daniel Sampaio, quis “conhecer melhor o Técnico e as suas instalações”. Garante sair desta semana “a gostar mais de Geologia”.