Durante o próximo ano letivo, o Instituto Superior Técnico abre as portas a perguntas de crianças sobre temas como a construção de satélites, a nanotecnologia, a radiação, o ciclo da água e a sustentabilidade, os comboios, o Universo e a relação entre música e matemática. O “Explica-me como se tivesse 5 anos – Conversas sobre Ciência no Técnico para crianças e adultos curiosos” está de volta ao Salão Nobre do campus Alameda do Técnico com sete investigadores e investigadoras do Técnico a partilharem com os mais pequenos a ciência que fazem.
A terceira temporada da iniciativa, primeira a decorrer na íntegra em formato presencial, tem estreia marcada para 8 de outubro, decorrerá ao longo do ano letivo 2025/2026 e tem nos alunos de escolas do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico o seu principal público-alvo.
“Vamos encher o Salão Nobre do Instituto Superior Técnico, em Lisboa, todos os meses de crianças curiosas”, antecipa Joana Lobo Antunes, diretora-adjunta do presidente para a Comunicação, Imagem e Marketing da Escola.
O programa, que começou no início da pandemia de covid-19, durante o período de confinamento, contou com “uma primeira temporada completamente online de 21 episódios entre 23 de maio de 2020 e 24 de julho de 2021, dirigida a famílias aos sábados de manhã”, a que se seguiu “uma pequena série de episódios ao vivo, também transmitidos online, com quatro episódios entre 6 de novembro de 2021 e 11 de novembro de 2023”, explica.
O formato mantém-se – “partimos de uma pergunta curiosa, a que uma investigadora ou investigador [do Técnico] vão responder na primeira meia hora da sessão, seguindo-se uma sessão de perguntas e respostas – que da nossa experiência é sempre muito participada e animada”, conta Joana Lobo Antunes.
As inscrições individuais e para escolas já estão abertas. Professores com interesse em inscrever as suas turmas devem escolher as três sessões que preferem e aguardar o contato da equipa do “Explica-me como se tivesse 5 anos”. As sessões serão gravadas e partilhadas posteriormente com todos os curiosos. Haverá ainda uma sessão online para perguntas aos cientistas.
O Técnico pretende “continuar a investir na ligação entre ciência e crianças, mais especificamente os cientistas e as crianças”, afirma a professora e investigadora da Escola. “As atividades de comunicação de ciência dirigidas a este público têm sido muito bem recebidas pelas crianças […]; ficam encantadas com a ciência, e querem saber mais”, conclui.
Calendário de sessões:
- 8 de outubro de 2025, 10h – “Como funciona um satélite?” – Joao Paulo Monteiro (ISR-Lisboa)
- 12 de novembro de 2025, 10h – “Como funciona um laboratório que pode viajar na palma da mão?” – Vania Silvério (INESC-MN)
- 14 de janeiro de 2026, 10h – “Para que serve a radiação?” – Joana Madureira (C2TN)
- 6 de fevereiro de 2026, 10h – “Sabiam que há cidades onde cada gota conta… e outras onde todas as gotas se perdem?” – Filipa Ferreira (CERIS)
- 18 de março de 2026, 10h – “Qual é a magia dos comboios?” – Hugo Magalhães (idMEC)
- 29 de abril de 2026, 10h – “Universo – Infinitamente grande ou Infinitamente pequeno?” – Pedro Abreu (LIP)
- 13 de maio de 2026, 10h – “Podemos medir a música?” – Diogo Oliveira e Silva (CAMGSD)
Mais: Inscrições | Todos os episódios