‘Coffee with Career Center’ deu a conhecer futuras atividades sobre empregabilidade

Evento divulgou iniciativas de desenvolvimento de carreira para estudantes que o Career Center do Técnico planeou para este semestre.

A 21 de setembro, durante uma aula no Pavilhão de Civil, Afonso Geraldes sentiu um cheiro a pipocas. Intrigado, o estudante do terceiro ano em Engenharia de Minas e Recursos Energéticos reuniu-se com dois amigos no final da aula e, investigando a origem do aroma, os três foram dar com o Coffee with Career Center – confirmava-se a eficácia do snack em atrair participantes para o evento.

Instalado entre as 11h e as 15h desse dia no piso térreo do Pavilhão de Civil, o Coffee with Career Center surgiu de uma necessidade de chegar aos estudantes que costumam participar em atividades individuais do Career Center, sem saber que esses fazem parte de um calendário maior. Assim conta Beatriz Mendes, coordenadora do Núcleo de Parcerias Empresariais – “muitas vezes, os alunos desconhecem que as atividades do Career Center em que participam estão inseridas num conjunto maior”, um programa que pontua todo o semestre com várias iniciativas focadas na preparação para o mercado de trabalho. Entre estas dinâmicas, contam-se atividades como workshops sobre como elaborar corretamente um curriculum vitae e apresentações e visitas dadas por empresas.

Durante o evento, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as iniciativas agendadas para este semestre e de saber mais sobre o Job Bank, a aplicação através da qual podem fazer a sua inscrição nessas dinâmicas.

Depois de ficar a par de tudo isto, a atenção de Afonso virou-se para uma das mesas instaladas no átrio, onde uma ‘roda da sorte’ oferecia brindes aos participantes no evento. Cobiçando uma das camisolas do Técnico, tentou a sua sorte, mas a vencedora do prémio foi uma outra estudante. Com um sorriso resignado, diz estar particularmente interessado num folheto que recebeu intitulado ‘Entrepreneurship & Innovation’. “Não tenciono trabalhar por contra de outrem. Prefiro aprender como aplicar os conhecimentos que obtive no Técnico em projetos meus”, afirma. Também se diz curioso com o evento Breakfast with Companies, porque o conceito de uma conversa ao pequeno-almoço “soa a algo mais informal, onde a comunicação com as empresas seria mais fácil”.

Antes de partir para a aula seguinte, deixa um último comentário ao evento do Career Center – “parece-me uma boa iniciativa para sabermos que apoios existem e que escolhas temos”.