Continua a aumentar o número de estudantes apoiados pela Bondalti e Fundação Amélia de Mello

A cerimónia de assinatura do contrato de bolsas decorreu esta quarta-feira e reuniu bolseiros e mecenas.

Premiar o mérito e apoiar as futuras gerações a perseguir os seus sonhos, é o que move a Bondalti e a Fundação Amélia de Mello, ano após ano, a apoiar alunos do Técnico. Estes objetivos foram lembrados em mais uma cerimónia de assinatura de contratos de bolsa, esta quarta-feira, 30 de março. No total, 8 alunos serão apoiados este ano letivo pelo programa de bolsas, um número que tem aumentado significativamente, abrangendo atualmente alunos de diversos cursos da Escola.

Bernardo Esteves e João Afonso Mestre, ambos estudantes de Engenharia Informática e de Computadores, e Lucília Catumbela, aluna de Engenharia Química, são os novos bolseiros apoiados pelo programa; Diogo Bento e Nuno Fernandes, alunos de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Maria Pedrosa e Tiago Ferreira, estudantes de Engenharia Mecânica, e José Luís Coelho, aluno de Engenharia Aeroespacial, renovam as bolsas atribuídas em anos letivos anteriores.

Na sua breve intervenção, o vice-presidente do Técnico para os Assuntos Académicos, professor Alexandre Francisco, fez questão de realçar a gratidão do Técnico para com o gesto da Bondalti e da Fundação Amélia de Mello. “Nunca é demais agradecer o reconhecimento do mérito dos nossos alunos e ainda mais através destes apoios monetários em casos em que é mesmo necessário”, afirmou, desejando as maiores felicidades aos bolseiros.

Contornando a timidez, os bolseiros também fizeram de questão de transpor para palavras a diferença que este apoio faz nas suas vidas e a motivação extra que trouxe aos seus percursos. “Estão a apoiar-me desde o 1.º ano e agora que está a chegar o fim da minha licenciatura continuam a fazê-lo, e estou muito grata por isso. Foi uma jornada bastante boa, aprendi muito e foi tudo graças ao vosso apoio e à vossa gentileza”, afirmou Maria Pedrosa.

As palavras dos bolseiros, deixavam bem claro que, além de gratos pela oportunidade, estes estão também desejosos de poder retribuir enquanto profissionais nas empresas que vão integrar e um dia também como mecenas. “É importante ressalvar a importância deste apoio não só na educação, não só para os alunos, mas também para o futuro do país, da Ciência e da Tecnologia. Esta bolsa vai ajudar-me a superar os meus objetivos e vou agarrar com unhas e dentes esta oportunidade”, assegurou João Afonso Mestre. “Estou no 4.º ano, e da minha parte só posso garantir que vou tentar estar numa posição que me permita retribuir todo o apoio que me foi dado e contribuir neste esforço que vocês fazem na promoção da educação”, garantiu, por sua vez, Tiago Ferreira.

Após felicitar os bolseiros, o Dr. Luís Wissmann, diretor de Recursos Humanos da Bondalti, referiu estas bolsas procuram reconhecer o “esforço e excelência académica que pauta o vosso percurso”. “Este esforço deve ser apoiado”, vincou, referindo que estas bolsas são também uma forma de “olhar para o futuro, apoiar e incentivar aquela que será uma geração competente e excelente para o nosso país”.

A mesma ideia seria evidenciada pelo Dr. Jorge Quintas, secretário-geral da Fundação Amélia de Mello, que lembrou a ligação histórica “fortíssima” da Fundação com o Técnico, realçando que a Escola “é um dos principais fornecedores de excelência e de inteligência para a sociedade”. “Para nós é ótimo mantermos esta ligação com o Técnico que só nos engrandece”, afirmou, desafiando os bolseiros a manter a excelência, enquanto estudantes e na passagem para o mercado de trabalho. “O objetivo é sempre a excelência”, disse.

A cerimónia contou ainda com a presença do coordenador da Licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores- Taguspark, professor Nuno Mamede, do coordenador da Licenciatura em Engenharia Química, professor Henrique Matos, e da equipa do Núcleo de Desenvolvimento Académico(NDA).