A Propriedade Intelectual (PI) é uma ferramenta estratégica essencial para transformar investigação em soluções com impacto na sociedade.
No Técnico, esta dimensão é integrada no percurso formativo dos estudantes de Mestrado e Doutoramento através do Modular IP Education Framework (MIPEF), um programa promovido pelo European Patent Office (EPO) e dinamizado pelo Núcleo de Propriedade Intelectual (NPI) do Instituto Superior Técnico.
Início a 17 de outubro:
A formação Create • Protect • Innovate: Bringing ideas to market (Entry Level) tem início a 17 de outubro de 2025 e combina conteúdos teóricos com aplicação prática em contextos reais de inovação. Com um modelo flexível de autoaprendizagem, o curso inclui vídeos, podcasts, casos reais, sessões ao vivo com especialistas, avaliação final e certificado emitido pelo EPO.
O MIPEF tem como principal objetivo apoiar a comunidade académica no reconhecimento, proteção e valorização de resultados de investigação, articulando a proteção de invenções com a estratégia de mercado e o desenvolvimento de colaborações.
Público-alvo: toda a comunidade do Técnico, com foco em estudantes de Mestrado e Doutoramento de todas as áreas científicas.
Formato: 5 módulos em formato assíncrono.
Metodologia: aprendizagem baseada em casos práticos (incluindo projetos distinguidos com o European Inventor Award), com tutoria e sessões ao vivo.
Certificação: atribuição de certificado EPO mediante aprovação na avaliação final. A aprovação neste curso será valorizada pela equipa do NPI e do Career Center do Técnico na candidatura ao Estágio PAN-European Seal.
Como participar: O acesso ao curso é feito em três passos:
- Preenchimento do formulário de candidatura
- Validação pelo NPI do Técnico e receção de credenciais
- Inscrição na plataforma do EPO
Após a conclusão do nível Entry, será possível progredir para o nível Advanced.
Reconhecimento extracurricular: A participação com aproveitamento poderá ser reconhecida através de um certificado de participação emitido pelo Career Center.