De olhos postos no céu: pilotos e astronautas na Semana Aeroespacial do Técnico

Atividades decorreram de 19 a 23 de fevereiro e foram organizadas pelo núcleo de estudantes de Engenharia Aeroespacial do Técnico, o AeroTéc.

“Louvo esta iniciativa impulsionada pelos estudantes que pretende fazer a ponte entre as universidades e a indústria”. São palavras de Elvira Fortunato, ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, acerca da Semana Aeroespacial e proferidas durante a cerimónia de abertura. Entre 19 e 23 de fevereiro, muitas das atividades que preencheram o Pavilhão Central foram coordenadas pelo AeroTéc, o núcleo de estudantes de Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico. A ministra concluiu o seu discurso afirmando estar certa de que esta edição da Semana Aeroespacial seria “mais um sucesso… aliás, como tem sido todos os anos”.

Já em plena atividade do calendário da Semana Aeroespacial e anos depois de concluir o Mestrado em Engenharia Aeroespacial no Técnico, João Lousada está de volta à sua Escola. Tornou-se, entretanto, um astronauta análogo no Fórum Espacial Austríaco – participa em missões de várias semanas de isolamento em ambientes inóspitos do planeta Terra, simulando as condições de futuras missões espaciais tripuladas e estudando os seus efeitos nos astronautas e equipamentos envolvidos. Depois de quatro semanas de isolamento inserido numa pequena equipa no deserto israelita de Negev, regressou a um ambiente que lhe é familiar – o Salão Nobre do Técnico.

No decurso da palestra com que brindou os participantes da Semana Aeroespacial, João Lousada partilhou também a experiência de ser diretor de voo do módulo Columbus da Estação Espacial Internacional (EEI), falando das responsabilidades para com a segurança dos astronautas e o planeamento e operações deste módulo europeu. Partilhou as rotinas e dia-a-dia dos ocupantes da EEI, que incluem atividade física frequente para prevenir degeneração óssea (com especial menção a uma passadeira de corrida montada numa parede que, na ausência de gravidade, permite aos astronautas correr em direção ao teto). Abordou ainda as experiências feitas a bordo da EEI para estudar fenómenos em ambientes sem gravidade.

Luísa Paz esteve interessada nesta e outras palestras – como a do piloto José Correia Guedes, sobre os desafios futuros da aviação comercial –, mas o motivo principal que a trouxe à Semana Aeroespacial foi a possibilidade de criar contactos com as empresas e com “as pessoas do meio”. A aluna do 3.º ano da Licenciatura em Engenharia Aeroespacial conta que frequentou o evento “para ver que oportunidades é que as empresas têm para jovens que estão a acabar a licenciatura, como estágios de verão”. Foi nesse sentido que também participou na mostra de empresas que ocupou o Pavilhão Central durante essa semana e que juntou dezenas de representantes do setor da aeronáutica e exploração espacial.