Como é que a chuva cai? Porque é que o planeta terra tem pessoas? Porque é que o sol brilha tanto? Podemos ir a outro planeta? Porque é que os astronautas vão ao Espaço? Porque é que o planeta fica doente? Porque é que a lua também brilha tanto? As respostas de Zita Martins (Vice-Presidente do Técnico para os Assuntos Internacionais, professora e investigadora do Técnico / Centro de Química Estrutural – CQE), Rita Santos (estudante de doutoramento do Técnico / Centro de Astrofísica e Gravitação – CENTRA) e Constança Simões (estudante de Engenharia Aeroespacial e guia do Núcleo de Apoio ao Estudante do Técnico) a perguntas como estas são a base da campanha da em vídeo do projeto Engenheiras Por Um Dia para assinalar o Dia Internacional das Raparigas e Mulheres na Ciência (celebrado a 11 de fevereiro).
Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional das Raparigas e Mulheres na Ciência pretende promover a igualdade de género no campo científico e para reconhecer a importância da participação das mulheres em todas as áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
O Programa Engenheiras Por Um Dia promove, junto das estudantes de ensino não superior, a opção pelas engenharias e pelas tecnologias, desconstruindo a ideia de que estas são domínios masculinos.
O Programa é uma iniciativa do Governo de Portugal, coordenado pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) e pelo INCoDe.2030, em articulação com a Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão (APPDI), o Instituto Superior Técnico e a Ordem dos Engenheiros e envolve uma rede de 101 entidades parceiras (15 das quais municípios), 62 escolas básicas e secundárias e 23 instituições de ensino superior.