Campus e Comunidade

Dias da PI debatem condições para patentear invenções

A segunda sessão dos Dias da Propriedade Intelectual (PI) no Técnico decorreu esta quarta-feira, na Sala iStart, e contou com a presença da engenheira Roxana Onofrei, examinadora de patentes do Insituto Nacional da Propriedade Intelectual, para debater “O que deve ter uma invenção para ser patenteável”.

Esta sessão, que vem no seguimento da primeira, sobre “Propriedade Intelectual, o que é?”, foi organizada pelo Núcleo de Propriedade Intelectual (NPI) para “valorizar e maximizar o potencial das tecnologias desenvolvidas no Técnico”, explicou Rita Medonça, da organização.

Ao longo de cerca de três horas, Roxana Onofrei explicou alguns conceitos básicos ligados à propriedade intelectual, mostrando a diferença em relação aos direitos de autor, explicando do que se fala quando se fala de invenção (“é uma nova solução técnica para um problema técnico específico”) e, finalmente, revelando as condições necessárias para que um objeto seja patenteável. “Os critérios de pantenteabilidade são a novidade, a atividade inventiva e a aplicação industrial”, disse, antes de aprofundar o assunto.

A próxima sessão decorrerá em outubro, e mais informações podem ser encontradas aqui.