Docentes do Técnico integram direção do capítulo português da maior sociedade de Engenharia Biomédica do mundo

O professor João Sanches e o professor Hugo Silva foram eleitos para o cargo de vice-presidente e secretário, respetivamente.

O professor João Sanches, docente do Departamento de Bioengenharia (DBE) e investigador do Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa (ISR- Lisboa), e o professor Hugo Silva, também docente do DBE e investigador do Instituto de Telecomunicações (IT), integram a direção do capítulo português da IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (IEEE EMBS) eleita para o biénio 2020-201.

“Fazer parte da direção do capítulo português da maior sociedade de Engenharia Biomédica do mundo é um privilégio e uma responsabilidade”, salienta o professor João Sanches. “É um polo agregador desta comunidade que apresenta uma enorme vitalidade em todo o mundo e também em Portugal”, acrescenta o docente do Técnico. O convite aos dois docentes do Técnico para integrar esta direção surgiu por parte do professor Miguel Coimbra, docente da Universidade do Porto e presidente do capítulo português, com quem colaboram há muitos anos na área da Engenharia Biomédica.

Com mais de 2 mil membros espalhados por 97 países, a IEEE EMBS é a maior sociedade internacional de Engenheiros Biomédicos, tendo 122 capítulos espalhados por todo o mundo, divididos por cinco áreas geográficas: Ásia-Pacífico, Europa, Médio Oriente/África, América Latina e América do Norte (inclui o Canadá).  Os capítulos, assim como as regiões e as seções, foram criados de forma a disseminar mais facilmente a mensagem da sociedade. Só na Europa existem 22 capítulos, incluindo o de Portugal.

O capítulo nacional, criada em 2006,  tem protagonizado uma atuação bastante ativa, tendo por isso mesmo sido distinguido, em julho do ano passado, com o IEEE EMBS Outstanding European Chapter”. “O capítulo português tem por objetivo agregar e representar a comunidade portuguesa de investigadores em Engenharia Biomédica na EMBS, tornar visível a nossa atividade em termos internacionais e patrocinar a organização de grandes eventos internacionais no nosso país”, refere o professor João Sanches.