O Instituto Superior Técnico juntou-se à Câmara Municipal de Lisboa e à Câmara Municipal de Loulé na promoção de um conjunto de atividades de homenagem a Duarte Pacheco, diretor da Escola por duas vezes, entre 1927 e 1932 e entre 1936 e 1937, e o grande responsável pela construção das as instalações do Técnico no atual campus da Alameda, em Lisboa. O programa de homenagens inclui conferências, com a participação de vários especialistas da sua obra, seguida da inauguração de uma mostra expositiva e ainda, de um percurso pedonal a acontecer no dia 11 de abril, que passa pelo gabinete do Presidente do Técnico (que também foi o gabinete de Duarte Pacheco).
A sessão de homenagem, na tarde de 10 de abril, na Sala na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, pretende “evocar a sua importância histórica, social e política no século XX, com enfoque no seu pensamento revolucionário e percurso inspirador e impulsionador”, lê-se no documento promocional do evento. A sessão inclui a participação de Fernando Branco, professor Catedrático Jubilado do Técnico, que falará na relação de Duarte Pacheco com o Técnico. Após esta sessão de homenagem, é inaugurada, às 18h30, uma mostra expositiva “Eng. Duarte Pacheco, O Homem e a Memória da Cidade”, com cerca de trinta objetos pessoais e outras curiosidades, pertencentes ao espólio de Duarte Pacheco, que estará patente ao público, de 10 de abril a 30 de maio, nos Paços do Concelho, da Câmara Municipal de Lisboa. A entrada é gratuita.
No dia 12 de abril, pelas 14h30, o Auditório do Convento do Espírito Santo em Loulé, recebe um ciclo de conferências, seguido da visita “As memórias de Duarte Pacheco em Loulé”.
Duarte Pacheco foi Ministro da Instrução Pública em 1928, tendo acelerado o processo de construção de residências universitárias, e foi Ministro das Obras Públicas e Comunicações, entre 1932-36 e 1938-1943, ano em que morreu num desastre de automóvel, precisamente com 43 anos. Nesse período transformou significativamente a paisagem do país, tendo sido responsável pela construção de escolas primárias, liceus, campus universitários, primeiros rasgos de autoestrada, hospitais, entre outras obras públicas.
Em 2011, o Técnico organizou a exposição “Duarte Pacheco – do Técnico ao Terreiro do Paço”. Mereceu um capítulo no site do centenário do Instituto Superior Técnico. Em 2012 a IST Press publicou o livro “O País a Régua e Esquadro: Urbanismo, Arquitetura e Memória na Obra Pública de Duarte Pacheco”, da autoria de Sandra Vaz Costa, que teve uma segunda edição em 2016. Duarte Pacheco está também no centro de dois episódios do podcast do Técnico “110 Histórias | 110 Objetos”: “Episódio 19: A 1.ª Imagem do Técnico” e “Episódio 79: As medalhas de Duarte Pacheco”.