“Fazem um trabalho verdadeiramente impressionante em tantas áreas da engenharia”. As palavras de Titta Maja-Luoto, Embaixadora da Finlândia em Portugal resumiram a sua primeira visita ao Instituto Superior Técnico, no dia 18 de novembro. “A Finlândia é também um país de engenheiros, pelo que pensei que este era um local que eu tinha mesmo de visitar e conhecer. Quando regressar a casa, vou partilhar todas as maravilhas que vocês fazem nesta Universidade”, complementou.
Ao longo da manhã, após ter sido recebida por Zita Martins, vice-presidente do Técnico para os Assuntos Internacionais, e por Alexandra Moutinho, professora e investigadora no Técnico, Titta Maja-Luoto teve oportunidade de ficar a conhecer alguns projetos de investigação do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa), acompanhada pelo professor do Técnico Alexandre Bernardino, assim como projetos desenhados pelo núcleos de estudantes do Técnico: Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial (AeroTéc) – Projeto RED e ATLAS – e Formula Student Técnico (FST Lisboa).
“O objetivo [desta visita] era conhecer um bocadinho mais da vossa oferta. No meu trabalho tenho percebido que há um interesse crescente acerca de Portugal. Hoje [na apresentação feita por Zita Martins ao início da manhã] ficámos a saber que o número de finlandeses que vêm para cá através do programa Erasmus aumentou significativamente. Penso que é esse o caminho a seguir: quanto mais cedo os jovens tiverem esta exposição a outras culturas e a outros países, melhor é para a Europa”, defendeu a Embaixadora.
A manhã começou com uma apresentação de Zita Martins que percorreu temas como a oferta formativa, a investigação e impacto que o Técnico quer ter na sociedade e na economia, terminando com a partilha do número estudantes finlandeses a estudar atualmente no Técnico ao abrigo de programas europeus (19) e de estudantes do Técnico a estudar na Finlândia (6).
“A visita da Senhora Embaixadora da Finlândia reforçou o nosso compromisso institucional em fortalecer parcerias estratégicas e fomentar a colaboração internacional. Este encontro proporcionou uma oportunidade valiosa para explorar sinergias, partilhar boas práticas, e apresentar o Instituto Superior Técnico como uma referência global no Ensino Superior, alinhando-se com os nossos objetivos estratégicos de internacionalização”, explica Zita Martins.
Titta Maja-Luoto termina com um apelo: “Os jovens do meu país já descobriram que o nível de conhecimento e a qualidade de ensino e expertise é excelente nesta Faculdade. Acho que há mais estudantes da Finlândia, a querer vir para cá. Temos, de momento, uma enorme quantidade de estudantes a irem de Espanha para a Finlândia. Se os espanhóis já descobriram a Finlândia, agora é tempo de os portugueses descobrirem também”.
Fotogaleria
Programas de Mobilidade | Guia Estudar no Técnico