Campus e Comunidade

Embaixadores e embaixadoras dos Valores do Técnico encontram-se para promover iniciativa que “devia ser replicada noutras instituições”

Evento decorreu no Técnico Innovation Center powered by Fidelidade e contou a presença de muitos dos Embaixadores dos Valores do Técnico.

Pela primeira vez desde a  criação do programa de embaixadores e embaixadoras dos Valores do Técnico (em março), o grupo reuniu-se para celebrar aquele que foi o seu compromisso: promover os valores e inspirar a comunidade. No dia 10 de novembro, o Técnico Innovation Center recebeu discursos, apresentações, convidados, uma exposição e entrega de prémios da 1.ª ediçao do concurso de ilustrações dedicado aos ‘Valores Orientadores do Técnico’.

“Esta é uma iniciativa única na academia portuguesa, de enorme importância e que devia ser replicada noutras instituições”, caracterizou o Presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço. “Nós enquanto sociedade estamos a perder valores”, admitiu, acrescentando que devemos preservar o debate e a aceitação de opiniões divergentes. “A academia tem o papel de ajudar a combater retrocessos civilizacionais”, rematou.

Raquel Aires Barros, Provedora do Ensino do Técnico, agradeceu aos presentes e realçou o trabalho desenvolvido por embaixadores e embaixadoras, por dinamizarem atividades em ambientes de estudo e de trabalho, fortalecendo laços e servindo de inspiração para toda a comunidade.

O Programa de Embaixadores conta atualmente com 74 embaixadores e embaixadoras, num universo que reúne representantes de técnicos e administrativos, investigadores, docentes e estudantes. 

O evento contou também com a participação online de Nichola Stallwood, Deputy Director Talent & Culture at Imperial College London, uma das responsáveis pelo programa que inspirou a criação dos Embaixadores dos Valores Orientadores do Técnico. Deu a conhecer o Imperial Values Champions, um programa do Imperial College London, composto por um diverso grupo de pessoas que representam vários departamentos da universidade. O principal objetivo desta iniciativa é apoiar a comunidade, de forma a intensificar a vivência dos valores e comportamentos, a fim de melhorar a cultura e a experiência de trabalho a toda a comunidade do Imperial College. 

O encontro serviu também para uma retrospectiva e um balanço de atividades dos Valores Orientadores. Foram apresentados os vários grupos de trabalho e alguns projetos que serviram de inspiração para o desenvolvimento do Programa de Embaixadores dos Valores Orientadores do Técnico. Foi divulgada, ainda, a lista dos atuais Embaixadores e Embaixadoras, reforçando o papel destes na disseminação dos Valores Orientadores do Técnico: Respeito, Colaboração, Excelência, Integridade e Inovação. 

O Encontro contou ainda com a entrega dos prémios relativos ao 1.º Concurso dos Valores Orientadores, que desafiou a comunidade do Técnico a representar comportamentos de acordo com os valores institucionais. No total, concorreram 23 participantes (15 estudantes, 5 docentes e 3 investigadores), tendo apresentado 29 propostas ao júri.

Pódio do 1º Concurso dos Valores Orientadores 

  1. Leonilde de Fátima Morais Moreira
  2. Clara Vilanova Rodrigues
  3. Ana Sofia Branco Domingues

Ao longo de todo o evento esteve exposta a “Exposição Ilustrações e Comportamentos no Técnico”, onde se encontravam todos os trabalhos que foram a concurso. 

Fotogaleria.