Equipa de alunos do Técnico vence etapa nacional do Project Management Championship

O grupo de estudantes está agora na corrida pelo galardão internacional.

Ricardo Andrade, aluno de Engenharia Informática e de Computadores, Catarina Almeida e José Luz, ambos estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, sagraram-se vencedores da etapa nacional do Project Management Championship (PMC), uma competição internacional organizada pela primeira vez em Portugal. A equipa de alunos do Técnico e membros da JUNITEC- Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico prepara-se agora para representar Portugal na fase internacional que decorre a partir de Belgrado, em regime remoto, e junta equipas de diversos países.

Catarina Almeida recorda que a equipa acreditou desde o momento da inscrição que tinha “o que era preciso para representar Portugal na fase internacional”. “Um ponto fulcral para a nossa confiança inicial era o facto de sermos os três membros da JUNITEC, há aproximadamente dois anos, onde estivemos, desde sempre, envolvidos com conceitos e práticas de Gestão de Projeto, que iriam ser, posteriormente, bastante úteis para aplicarmos durante a competição”, salienta a aluna do Técnico.

A competição organizada pela Young Crew Portugal (YCP), integrada na Associação Portuguesa de Gestão de Projetos (APOGEP) divide-se em 3 fases: qualificação, etapa nacional e internacional.  Na fase de apuramento, a equipa do Técnico teve que resolver um teste com 100 questões em 100 minutos. À etapa nacional passariam apenas 6 equipas, desafiadas a resolver em 4 horas um caso prático. Mais do que encontrar uma solução esta teria que ser inovadora, e as equipas deveriam fazê-la acompanhar da devida análise de risco, timeline e orçamento.

José Luz refere que não houve uma preparação concreta da equipa para a competição. “Acima de tudo, queríamos perceber até onde as nossas skills de Gestão de Projeto nos poderiam levar, e mais em específico se nos levariam a Belgrado”, afirma. “Como sabemos, nem sempre a teoria se reflete na prática do dia a dia e, portanto, quando nos deparamos com perguntas bastante teóricas na primeira fase da competição, pensamos que não estaríamos a um nível suficientemente alto”, recorda o aluno. Se a primeira fase do PMC lhes reservou algumas surpresas, a segunda foi ao encontro das expectativas dos alunos do Técnico, permitindo-lhes “fazer exatamente aquilo de que fazemos todos os dias na faculdade e na JUNITEC, que é desconstruir problemas em frações cada vez mais simples para no final termos uma solução coesa e pensada em todas as vertentes”, como vinca o aluno.

A equipa não tem dúvidas de que a ligação que já existia entre os membros e a experiência que trazem da júnior empresa foram cruciais. “Na JUNITEC temos vários processos internos para responder a leads de clientes. Seguimos os mesmos processos para dar resposta a este desafio, desde uma análise inicial do projeto e do que é importante para os vários stakeholders até ao planeamento e estimação de custos”, refere Ricardo Andrade.

Sobre a estratégia usada para se diferenciarem das restantes equipas e conquistarem o 1.º lugar, José Luz salienta que “inicialmente, o foco foi priorizar e dividir para conquistar”. “Sabíamos que era um projeto com um scope relativamente complexo numa área que nos era totalmente desconhecida – a restauração. A partir da divisão inicial de tarefas, começamos a trabalhar em conjunto, sendo que cada um se focou mais intensamente em alguns aspetos, mas nunca descurando a discussão e a partilha de ideias com que já nos habituamos a trabalhar os 3”, destaca.

Apesar da preparação, os jovens tinham noção que a concorrência seria dura, “com equipas vindas de todo o país, igualmente merecedoras desta distinção”, como refere Catarina Almeida. “O talento e o potencial dos outros participantes acabaram por nos motivar ainda mais a darmos o nosso melhor para concluirmos esta fase nacional como vencedores”, salienta.

O grupo de alunos frisa que esta foi uma “experiência bastante enriquecedora”, visto que lhes permitiu “desenvolver e pôr em prática o nosso conhecimento em Gestão de Projeto, conhecer a Associação Portuguesa de Gestão de Projetos e, principalmente, pela oportunidade de colaborar com diversos estudantes, espalhados pelo país, que partilham o nosso interesse pela gestão de projeto”.

Sobre a próxima fase, Ricardo Andrade é o porta-voz do entusiasmo que invade a equipa: “vamos dar o nosso melhor para garantir que trazemos o troféu para o Técnico e colocamos em prática todo o conhecimento e a experiência adquirida na JUNITEC, para vencer a competição internacional”.