Equipa do ISR leva robô com tecnologia portuguesa a Abu-Dhabi

O Técnico alia-se a mais duas instituições espanholas, formando uma equipa que promete dar que falar naquele que é considerado um dos maior e mais consagrados desafios de robótica.

O Instituto de Sistemas e Robótica(ISR) irá nos próximos dias levar o nome do Técnico até aos Emirados Árabes Unidos, participando num dos maiores e mais consagrados desafios de robótica a nível internacional, o Mohamed bin Zayed International Robotics Challenge (MBZIRC 2020), organizado pela Khalifa University. A competição decorre em Abu-Dhabi, entre 21 e 27 de fevereiro de 2020, e o Técnico estará representado através da equipa Iberian Robotics, que resulta de uma parceria com a Universidade de Sevilha e o FADA-CATEC (Centro Espanhol de Transferência de Tecnologias Aéreas Avançadas).

Para disputar a competição foram 32 as equipas selecionadas  – por entre  68 candidaturas-  ligadas  aos melhores centros de investigação internacionais na área da robótica autónoma em ambientes exteriores. Um total de cerca de 4 milhões de dólares foram distribuídos em apoio financeiro a 21 das 32 equipas selecionadas, sendo a equipa Iberian Robotics doi uma das contempladas. Os prémios que serão entregues às equipas melhores classificadas totalizam mais de 1 milhão de dólares.

A representar o Técnico neste desafio estará uma equipa de 7 elementos, coordenada pelos investigadores Alberto Vale (Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear- IPFN) e Meysam Basiri, e que inclui 3 bolseiros (João Gonçalves, José Rosa e Rui Bettencourt) e 1 técnico (Tiago Cardoso), para além do mentor do projeto e coordenador do Intelligent Robots and Systems Group do ISR, o professor Pedro Lima.

A preponderância  da participação da equipa do ISR numa competição deste calibre é evidente, mas ainda assim o professor Pedro Lima faz questão de a patentear: “em primeiro lugar, por ser um desafio técnico-científico de elevado calibre, como demonstra a qualidade das equipas participantes, todas de instituições internacionais de renome e excelentes grupos de investigação em robótica”. “Em segundo lugar, porque o desenvolvimento do trabalho e a participação foram suportados por financiamento da Khalifa University, Abu Dhabi, EAU, para o que foi necessário submeter uma candidatura e ser uma das equipas selecionadas para financiamento —  esse financiamento permitiu contratar pessoas e adquirir equipamento. Finalmente, os prémios financeiros às melhores equipas são aliciantes”, acrescenta ainda.

O MBZIRC 2020 consiste numa série de desafios – destinados a ultrapassar os limites tecnológicos e de aplicação em robótica – que envolvem veículos aéreos autónomos (UAVs) e veículos terrestres autónomos (UGVs). No Challenge 1 um UAV segue e procura capturar um balão suspenso de um drone teleoperado, em movimento. No Challenge 2, um UGV e três UAVs cooperam para construir um muro a partir de um padrão de tijolos de diversas cores e dimensões, que é fornecido às equipas. Já o Challenge 3 junta os mesmos robôs cooperando para apagar fogos interiores e exteriores a uma torre em chamas com vários andares. A equipa que representa o Técnico participará nestes dois últimos desafios.

Salientando o prestígio das duas instituições espanholas que se aliam ao Técnico nesta competição, o professor Pedro Lima adianta que “dada a experiência dos intervenientes e a boa evolução do trabalho, as perspetivas são positivas”. Ainda assim o docente do Técnico lembra a “elevadíssima qualidade dos outros competidores”, e refere que é sempre importante ter em conta “as surpresas que sempre acontecem com os robôs, devido a avarias ou problemas súbitos do software, em permanente evolução durante o evento”.

Antes de partir para Abu-Dhabi, a equipa preparou-se da melhor forma, fazendo uma vasta quantidade de testes com o robô.