Escola que venceu Prémio Mário Ruivo inicia projeto com o ISR-Lisboa

A Escola Básica e Secundária de Santa Maria que foi a galardoada com o prémio promovido pelos Ministérios do Mar, da Educação e da Cultura passará a ser parceira do ISR-Lisboa no projeto Escola Azul.

O Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos, distinguiu esta sexta-feira, 6 de dezembro, o Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas à Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Lançado pelos Ministérios do Mar, da Educação e da Cultura, o prémio desafiou as escolas a demonstrar a importância do Oceano para a vida humana. O filme “O Mar Que Há em Nós”, criado por um grupo de alunos da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, destacou-se entre os 43 filmes submetidos a concurso e valeu à Escola Básica e Secundária de Santa Maria o 1.º prémio.

Além do prémio, a escola será distinguida como Escola Azul, com hastear de bandeira e descerrar de placa. A distinção Escola Azul será atribuída à Escola Básica e Secundária de Santa Maria pelo seu envolvimento no projeto Educational Passages PT. O programa Escola Azul, de que o ISR-Lisboa é parceiro, distingue e orienta as escolas portuguesas que estão a desenvolver projetos sobre temas ligados ao Oceano. No total, são mais de 160 as Escolas Azuis espalhadas pelo país, e mais de 21.000 os alunos envolvidos.

Com esta distinção a escola abraça agora um projeto educativo em torno do barquinho holandês “Maurick”. Este barco não-tripulado foi lançado ao mar nos Estados Unidos ao sabor do vento e correntes oceânicas, e foi dar à ilha de Santa Maria depois de 640 dias no Atlântico. Equipado com um GPS e um transmissor por satélite, o Maurick – à semelhança do que já aconteceu com outros barcos do projeto Escola Azul – foi escoltado pelos olhares atentos dos alunos holandeses. Agora, o barquinho será oficialmente entregue à Escola Básica e Secundária de Santa Maria, que o vai preparar para um novo embarque na Literacia do Oceano,  contando com o apoio do ISR-Lisboa nesta missão.

De forma a assinalar esta nova parceria, o investigador do ISR-Lisboa, Luís Sebastião, marcou presença na cerimónia de entrega do galardão.