Estágios de Verão envolvem alunos do 1ºciclo em equipas de investigação

A iniciativa do Departamento de Engenharia Química vai já na segunda edição e este ano conquistou 44 estudantes do Técnico e não só.

O Departamento de Engenharia Química (DEQ) do Instituto Superior Técnico organizou mais uma edição do Programa de  Estágios de Verão do DEQ 2018 (EstVerDEQ). A iniciativa assume-se como uma oportunidade para alunos do 1º. ciclo de cursos relacionados, direta ou indiretamente , com a área de Química  contactarem com investigadores da Escola, e “usufruírem do ambiente de cultura científica único desta instituição”, como frisa uma das responsáveis pela atividade, a professora Dulce Simão. “O grande objetivo desta iniciativa é fazer despertar o gosto pela investigação nos alunos e também que estes possam ficar em maior contacto com os docentes e investigadores de forma a tomarem consciência do que é a vida destes para além das aulas”, acrescenta ainda o professor Henrique Matos, outro dos responsáveis pela segunda edição dos EstVerDEQ.

Durante duas semanas do mês de julho (9 a 20), os 44 alunos do Técnico e de outras universidades foram inseridos numa equipa de investigação durante cerca de 30 horas semanais, tendo a “oportunidade de desenvolver investigação e participar em debates e atividades sociais diversas”, destaca a professora Dulce Simão. Na procura de um feedback dos participantes dos EstVerDEQ, a organização questionou-os acerca da correspondência das atividades com as expectativas e das mais valias retiradas da experiência e as respostas foram “bastante positivas” como refere o professor Henrique Matos: “penso que o resultado foi muito positivo para edição, os comentários serão analisados e incorporados tanto quanto possível no próximo ano”. “A real participação na investigação”, o “sentimento de pertença a uma equipa de investigadores”, “o conhecimento do trabalho que se faz no Técnico”, “a aprendizagem constante” e a “disponibilidade dos orientadores” foram algumas das mais valias apontadas pelos participantes da atividade nos questionários realizados, dando como cumprido o principal objetivo da organização.