Estudante do Técnico sagra-se Campeão Nacional Absoluto de xadrez

Ao fim de uma prova com nove rondas, José Guilherme Santos venceu o título somando sete vitórias e dois empates.

José Guilherme Santos é estudante de Engenharia Informática e de Computadores no campus Taguspark do Técnico. Desde 10 de setembro, é também vencedor do Campeonato Nacional Absoluto de xadrez, tendo vencido a competição sem derrotas com um total de oito pontos em nove (sete vitórias e dois empates).

Em 2020, o estudante conseguiu obter o seu primeiro título de campeão nacional, na altura na categoria de sub-18. Conta que o feito lhe deu “um importante aumento de confiança, a partir do qual vieram mais conquistas importantes”, como este título mais recente. É também Mestre da Federação Internacional de Xadrez.

Quanto à estratégia necessária para equilibrar o xadrez e os estudos, José confessa enfrentar alguns obstáculos. Para garantir que não descura o trabalho académico, o estudante afirma ter de concentrar toda a sua prática competitiva na época do verão. Não obstante, também considera que são dois campos que se entreajudam – “acho que uma grande competência que se justapõe entre [a escola e prática de xadrez] é a questão do pensamento e raciocínio lógico”. Acrescenta que “como engenheiros, tendemos a pensar de uma forma lógica, o que é uma parte fulcral também no xadrez”.

Outro aspeto que identifica como interessante nas duas áreas, em simultâneo, é o facto de haver diferentes possibilidades para abordar o mesmo problema – “tanto no tabuleiro como no meu curso há várias formas de resolver um problema e é aí que entra a criatividade. Dessa forma, acho que tanto o xadrez trabalha aspetos relevantes para o curso, como vice-versa”.