Estudantes de Engenharia Civil constroem ponte de grades no Jardim Norte

Ponte de seis metros e 492 grades de cerveja no Campus Alameda.

Da sala de aula para o Jardim Norte do Campus Alameda, o projeto de uma ponte de grades de cerveja ganhou forma, esta segunda-feira, dia 17 de outubro.

Durante um dia, 35 estudantes de engenharia civil usaram 492 grades de cerveja para construir uma ponte de seis metros de comprimento. A liderar a equipa esteve o Professor António Sousa Gago, acompanhado dos Professores Luís Guerreiro e Jorge de Brito, do departamento de Engenharia Civil, Arquitetura e Georrecursos.

Obstáculos e suas soluções foram surgindo no decurso dos trabalhos com a equipa a resistir à pressão do corrupio de transeuntes que por ali passavam e paravam. Dos extremos para o centro, o arco foi-se fechando. O momento alto chegou perto das cinco da tarde com a retirada dos andaimes que sustinham a estrutura. Entre aplausos e fotografias, os festejos fizeram-se com cerveja sem álcool. As grades, essas, voltarão à fábrica para serem reutilizadas.

A atividade surgiu de um desafio lançado na unidade curricular (UC) de Estruturas de Alvenaria e Madeira, pelo professor António Sousa Gago. A logística e organização do evento ficaram a cargo do Fórum Civil.

O exercício implicou várias modelações 3D pelos sete alunos que aceitaram o desafio na UC. Seguiu-se a escolha da solução que, apesar de «uma série de imponderáveis» pareceu a melhor, explicou o responsável da disciplina.
Próximas edições do projeto, maiores e mais complexas estão já na calha de estudantes e professores de Engenharia Civil do Técnico.

Veja aqui a galeria de fotografias.