Estudantes do Técnico vencem Prémios ULisboa RedeMOV 2022

João Aparício e Francesc Ventura Teixidor viram as suas teses de mestrado e doutoramento, respetivamente, serem reconhecidas como as melhores na área de mobilidade urbana inteligente, pela Universidade de Lisboa.

Dois estudantes do Instituto Superior Técnico viram os seus trabalhos finais de mestrado e doutoramento considerados os melhores na área da mobilidade urbana inteligente, entre os produzidos na Universidade de Lisboa (ULisboa), em 2022.

Na sua última edição, o Prémio ULisboa-RedeMOV distinguiu os trabalho finais de mestrado “Modelling and Assessing Resilience in Multimodal Transportation Systems” e de doutoramento “Re-pensar la calle”, da autoria de João Aparício, mestre em Engenharia Informática e de Computadores e de Francesc Ventura Teixidor, doutorado em Ordenamento do Território, respetivamente.

O trabalho de João Aparício consiste numa proposta de “um método para medir a resiliência de transportes multimodais, na área metropolitana de Lisboa. O resultado deste projeto permitirá aos operadores de transporte gerir de forma ágil a procura por transporte em cada segmento da rede”, explica o, atualmente, aluno de doutoramento em Engenharia Informática e de Computadores.

Francesc Ventura Teixidor considera que este prémio é uma oportunidade para a “reflexão sobre as mudanças que estão a transformar os tecidos urbanos”, sendo também “uma motivação para editar este trabalho sob a forma de livro”.

A entrega de prémios decorreu a 14 de julho, na Sala de Conferências da Reitoria da Universidade de Lisboa, no âmbito das Conferências redeMOV “Conversas à sexta”. A sessão incluiu a apresentação dos trabalhos vencedores.

O Prémio ULisboa RedeMOV visa incentivar o estudo e a investigação na área da mobilidade urbana inteligente.