Sete investigadores do Técnico vencem prémios da ULisboa

As distinções abrangem várias àreas científicas e pretendem estimular e reconhecer a publicação de artigos em revistas internacionais.

Na lista de prémios e menções honrosas atribuídas pela Universidade de Lisboa (ULisboa), com o apoio do Banco Santander Totta e da Caixa Geral de Depósitos constam vários nomes de investigadores e docentes do Técnico. Atribuídas anualmente, estas distinções visam premiar a atividade de investigação científica e incentivar a publicação de artigos em revistas internacionais de reconhecida qualidade. Além do prémio principal duas menções honrosas são atribuídas nas várias áreas científicas.

Maria de Fátima Costa Guedes da Silva, Claudia Valls Anglés e Susana Vinga Martins de Engenharia Informática foram as vencedoras dos prémios ULisboa/Caixa Geral de Depósitos.  Por sua vez quatro dos cinco prémios ULisboa/Santander Universidades foram entregues aos investigadores do Técnico: João Ramôa Correia, José Bioucas Dias, Mário Costa e André Alves Pina. Também as menções honrosas deste prémio tiveram como destinatários investigadores desta escola: Dinar Camotim, Rui Marques, Susana Cardoso de Freitas, Nuno Silvestre, Paulo Martins e Ana Filipa da Silva Ferreira.

O professor José Ramôa Correia considera a distinção prestigiante e sublinhou “que este é um reconhecimento do trabalho de investigação realizado no grupo de materiais compósitos do CERIS” e “apesar de se tratar de uma distinção individual resulta do trabalho de uma equipa”. O galardoado destacou ainda o papel do Técnico na promoção de uma “investigação de excelência”, “incentivado ativamente a publicação de artigos científicos em revistas internacionais de reconhecida qualidade, procurando minimizar os efeitos das diversas dificuldades (nomeadamente financeiras) com as quais as universidades e os centros de investigação se têm confrontado ao longo dos últimos anos”. Também o relevo da escola na arrecadação destes prémios é frisado pelo professor Nuno Silvestre afirmou que: “o Técnico tem contribuído em grande parte para este tipo de distinção”.