Filipa Rocha conquista 2.º lugar no Prémio Jovens Inventores

O Instituto Europeu de Patentes distinguiu a professora assistente convidada e alumna do Técnico pelo desenvolvimento do projeto BATS.

Filipa Rocha, investigadora do Interactive Technologies Institute (ITI-Larsys) e professora assistente convidada e alumna do Instituto Superior Técnico, conquistou o 2.º lugar no Prémio Jovens Inventores, na edição de 2023, anunciou a 4 de julho o Instituto Europeu de Patentes.

O projeto distinguido passa pelo desenvolvimento de um sistema que facilita a aprendizagem digital inclusiva de crianças com deficiência visual. Desta forma, eliminam-se barreiras educativas e promove-se a literacia digital.

A inventora portuguesa considera ser “uma honra e um privilégio estar entre os finalistas do Prémio Jovens Inventores”. “Foi um verdadeiro incentivo para continuar a minha investigação e procurar novas oportunidades e colaborações”, complementa

Os Blockbased Accessible Tangible Programming Systems (BATS), nome da invenção de Filipa Rocha, são resultado do trabalho que a engenheira informática, diplomada pelo Técnico, desenvolve no Interactive Technologies Institute e no (LASIGE) sob orientação de Hugo Nicolau (Técnico) e Tiago Guerreiro (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa). A jovem investigadora é também professora assistente convidada no Instituto Superior Técnico

Este prémio reconhece a criatividade e talento de jovens inventores com idade igual ou inferior a 30 anos, que tenham desenvolvido soluções tecnológicas para enfrentar problemas globais e ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.