Campus e Comunidade

‘Fraunhofer Portugal Challenge 2025’: Aluno do Técnico no pódio com tese de mestrado

Fábio Dias conquistou o 3º lugar com trabalho sobre transmissão de dados para dispositivos órgão-em-chip.

A tese de mestrado “Ultra-Compact Sigma-Delta Modulator for Organ-on-Chip Systems”, desenvolvida por Fábio Dias, estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico, foi distinguida com o terceiro lugar na Master Thesis Award – Fraunhofer Portugal Challenge 2025. Em conjunto com os orientadores Jorge Fernandes, e Diogo Caetano, investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Microsistemas e Nanotecnologias (INESC-MN), o aluno procurou desenvolver tecnologias órgão-em-chip. Estes dispositivos replicam as condições de órgãos do corpo humano que podem servir de testagem para fármacos ou medicamentos, evitando reações adversas após a administração dos mesmos. De forma complementar, esta tecnologia também tem como objetivo reduzir os testes em animais e diminuir os custos associados ao processo.

O primeiro lugar da categoria Master Thesis Award foi entregue a Lara Sá Neves, tendo desenvolvido a sua tese na Faculdade de Engenharia do Porto (FEUP). De momento, encontra-se a desenvolver um doutoramento no programa de parceria entre o Técnico e a Carnegie Mellon University. A estudante apresentou um algoritmo, o iHOMER, capaz de aprender, reorganizar informação e ajustar classificações em tempo real, garantindo compreensão e precisão mesmo em cenários complexos.

O concurso integra duas categorias: o Master Thesis Award, que premeia as melhores ideias baseadas em teses académicas e o Student Award, que enaltece o estudante com a ideia tecnológica mais promissora. Os projetos a concurso devem estar incluídos nas áreas científicas do Fraunhofer Portugal AICOS (FhP-AICOS): Design Centrado no Utilizador, Inteligência Artificial e Sistemas Ciber-Físicos.

A categoria Master Thesis Award distribuiu, excecionalmente em 2025, um total de 8 mil euros pelos quatro projetos mais bem classificados, enquanto a categoria Student Award atribuiu 3 mil euros e mentoria especializada.

A 16.ª edição do Fraunhofer Portugal Challenge decorreu no dia 5 de novembro, no auditório do FhP-AICOS, no Porto. O evento reuniu finalistas, investigadores, empresários e representantes académicos, para celebrar a inovação científica com impacto na sociedade.