FST Lisboa garante presença nas mais apetecíveis competições de Formula Student em dose dupla

Para além de competir pela primeira vez com dois protótipos, a equipa irá estrear-se na FS Áustria.

Esta será uma época repleta de estreias para a equipa de Formula Student do Técnico, a FST Lisboa. Além de se inaugurar a participação em dose dupla- competindo com o protótipo 100% elétrico em paralelo com um autónomo-   a equipa de alunos da escola participará pela primeira vez numa das mais importantes e disputadas competições, a FS Áustria. Dezoito anos após a primeira participação além-fronteiras da equipa de Formula Student do Técnico,  já lá vão mais de 25 representações internacionais, e a FST Lisboa tem agora pela frente um novo desafio: disputar as classes elétrica e autónoma em três das competições mais importantes do ranking mundial, levando o nome do Técnico até à FS Spain, FS Germany e FS Áustria, com os seus 2 protótipos em desenvolvimento: o FST 10e e o FST10d.

“Para se apurar para as diferentes competições, a equipa teve que responder a uma série de quizzes, um para cada uma das competições, com o objetivo de testar os conhecimentos teóricos e de regulamento da competição”, explica Inês Netto Viveiros, líder da equipa. “Dessa intensa maratona intelectual resultou a admissão da equipa em todas as competições às quais se propôs”, revela a aluna do Técnico. Perante tal facto “a equipa da Universidade de Lisboa viu-se obrigada a redefinir a estratégia pensada para esta época decisiva”, optando então por competir em solo espanhol, alemão e austríaco.

No ano passado, a equipa do Técnico conquistou o 9.º lugar da sua classe na FS Germany, considerada a competição mais disputada a nível mundial.  No top das competições mais apetecíveis segue-se então a FS Áustria, onde a equipa da FST se  estreia. Acerca desta participação, e das expetativas da equipa em relação à mesma, Inês Netto Viveiros afirma: “Nas boas competições, estão as boas equipas. As competições são momentos muito intensos de partilha de conhecimento e de ideias e culturas”. “O facto de a competitividade ser superior leva-nos sempre a tentar querer fazer mais e melhor!” acrescenta Inês Viveiros.

Ainda que a participação na competição austríaca seja uma meta importante e estimulante para a FST Lisboa, para a líder da equipa o maior desafio deste ano “é, sem dúvida, o carro autónomo”. “É um projeto novo e como tal muito imprevisível. Para além de imprevisível, partilha todos os recursos com o protótipo elétrico, mostrando-se um desafio interessante do ponto de vista de gestão.” refere Inês Netto Viveiros. Pretende-se que este carro “seja capaz de pontuar em todas as provas, independentemente da velocidade a que o faz, permitindo a validação da equipa que se insere agora nesta nova indústria”, acrescenta a líder da equipa.

Com estas metas já alinhadas, e muita vontade de vencer, a equipa tem ainda pela frente quatro meses de trabalho intenso para se apresentar ao mais alto nível no verão, mas fica para já a “promessa de fazer história como o primeiro carro autónomo desenvolvido com tecnologia Made In Portugal”.