FST Lisboa assegura presença na maior competição europeia de Formula Student

Esta é a 5.ª vez que a equipa de alunos do Técnico consegue entrar na Formula Student Germany (FSG).

A equipa de Formula Student do Técnico, FST Lisboa, volta a garantir a presença na Formula Student Germany (FSG). Esta será a 5.ª participação, em 20 anos de existência da equipa, naquela que é considerada a maior competição europeia de Formula Student. De acordo com André Correia, líder da equipa, além do nível da FSG, esta participação é muito importante uma vez que “os nossos carros são desenhados especialmente para esta competição, seguindo o regulamento da mesma”.

O esforço das equipas começa muito antes de os carros entrarem nas pistas, e para garantir a presença nas competições é preciso provarem que merecem lá estar, através da realização de um quiz com perguntas de engenharia em geral e acerca do regulamento da competição. “A qualificação das equipas é definida pelo número de questões corretas e pelo tempo de resposta às mesmas”, explica André Correia.  “Este ano, a grande mudança foi na forma de realização do mesmo, que teve de ser online. Em anos anteriores o referido quiz era feito com toda a equipa na mesma sala, este ano foi realizado virtualmente, cada um em sua casa, o que torna a comunicação entre membros bastante mais difícil”, conta o aluno do Técnico.

Além desta dificuldade acrescida imposta pelo confinamento, a pandemia levou à redução do número de vagas da competição para menos de metade. Ainda assim, a equipa do Técnico conseguiu assegurar a presença na FSG e em dose dupla, garantindo lugar para o protótipo elétrico (FST 10e) e para o autónomo (FST 10d).

O calendário competitivo ainda não está fechado, uma vez que as fases de seleção de algumas provas ainda estão a decorrer, mas para já a FST Lisboa tem também garantida a presença na competição espanhola, no circuito da Catalunha, pela 7.ª vez consecutiva.

O cancelamento das competições em 2020 permitiu ter mais tempo para testar o carro autónomo e a equipa tem como objetivo “pontuar em todas as provas no 1.º ano da equipa na competição autónoma”, tal como refere André Correia. “Já com o carro elétrico, vamos com o objetivo de superar o antecessor FST 09e, que atingiu o Top 9 na competição alemã”, adiciona o líder da equipa.