Investigadora do CERENA é a nova representante nacional no programa “Future Energy Leaders”

Ana Sousa foi a única portuguesa escolhida em 2020 pelo World Energy Council para integrar o importante fórum.

Ana Sousa, aluna de doutoramento e investigadora do Centro de Recursos Naturais e Ambiente (CERENA), foi recentemente nomeada pelo World Energy Council (WEC) como membro do programa Future Energy Leaders (FEL-100), um fórum criado para apoiar e promover os líderes energéticos do futuro.  Para a investigadora do CERENA integrar o leque de membros deste programa “é sem dúvida a oportunidade de poder contribuir para a análise dos desafios energéticos e de sustentabilidade, em conjunto com um grupo de profissionais inspiradores dedicados às questões críticas energéticas, tanto a nível nacional como internacional”. “É, portanto, um privilégio ter sido selecionada como Future Energy Leader”, acrescenta Ana Sousa.

A aluna de doutoramento do Técnico foi a única portuguesa selecionada em 2020 para integrar o grupo de 41 novos membros do FEL-100. “Contei com a ótima receção dos meus colegas FEL portugueses que já integravam o programa: Pedro Ernesto Ferreira e Nuno Silva”, partilha Ana Sousa. No total, este fórum do WEC é constituído por 100 membros de 66 países.

“A escolha dos membros para o programa Future Energy Leaders prende-se não só com a motivação para contribuir para o debate energético, mas também com a carreira académica e profissional”, aponta a investigadora do CERENA. Por isso mesmo, Ana Sousa expressa o seu agradecimento “ao Instituto Superior Técnico pela formação multidisciplinar de excelência que me tem vindo a proporcionar”.  “Agradeço, também, ao CERENA por me acolher no seu centro de investigação, no grupo de energia, e por incentivar o pensamento estratégico do uso sustentável dos recursos naturais e de energia, enquanto se reflete sobre os seus impactos ambientais”, adiciona a investigadora. De acordo com a aluna de doutoramento “estas valências, em conjunto com o meu trajeto profissional, que foi em grande medida desenvolvido enquanto trabalhadora-estudante, terão influenciado a escolha”.

O programa FEL-100 assume-se como uma importante estratégia de o WEC criar e promover capacidades para acelerar uma transição energética bem-sucedida, através dos futuros líderes em energia. “O objetivo do programa é melhorar o conhecimento, a experiência e as capacidades, inspirando a próxima geração de líderes em energia a resolver os desafios energéticos mais prementes do mundo”, vinca a investigadora do CERENA. “Este programa estimula o desenvolvimento de ideias criativas e com potencial inovador, desafia o pensamento convencional e explora novas estratégias para o futuro dos nossos sistemas de energia”, sublinha ainda.

Entre as questões cujo desenvolvimento Ana Sousa considera prioritário neste fórum estão: “a viabilização de uma transição energética equitativa, que assegure a sustentabilidade ambiental, a resiliência no fornecimento e a segurança energética, sem colocar em causa o desenvolvimento económico e o bem-estar das comunidades”. “Este desígnio é, de resto, ainda mais pertinente num contexto pós-pandémico para o qual nos devemos preparar”, declara a investigadora.  Numa perspetiva mais pragmática, é também uma preocupação de Ana Sousa “a articulação das políticas energéticas vigentes com as possibilidades que a transformação digital em curso nos oferece”. “Importa, igualmente, o emprego de uma matriz energética abrangente, na qual assumirão particular importância as tecnologias como o hidrogénio a uma escala ampla e novas formas de armazenamento de energia”, destaca, por fim.