Cultura e Desporto

Investigadores do Técnico partilham listas de música no Dia Mundial da Música

Dezenas de músicas de muitos géneros musicais foram partilhadas em playlists de investigadores do Técnico. O lado humano da investigação científica, através da paixão pela música, no Spotify do Técnico.

O Técnico apresentou ao longo desta semana, na sua conta Spotify, playlists de temas musicais de 11 investigadores de diversas Unidades de Investigação. Foi uma resposta ou desafio de compilarem em apenas dez temas a sua relação com a música e como a mesma contribui para inspirar o seu trabalho de investigação/académico. O resultado, aqui partilhado, deu origem a onze listas completamente distintas que atravessam várias paixões e estilos, complementadas pelos testemunhos dos investigadores. O lado humano da investigação científica, enquadrado pela paixão pela música.

A campanha, implementada no Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin, inclui também um desafio lançado a toda a comunidade Técnico a partilhar as suas músicas, usando a hashtag #TécnicoPlaylists (Ouvir listas da comunidade).

Ana Moura Santos (Técnico / CEAFEL – Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações )
«A música tem um papel imenso na minha vida e está presente todos os dias. Comecei a tocar castanholas de concerto há um par de anos e treino quase diariamente. (…) A minha playlist reflete ora as músicas que já dancei, ora as que me inspiram uma dança.»

André Gonçalves e Bruno Gouveia ( Técnico / IN+ – Centro de Estudos em Inovação Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento)
«A música que escutamos faz o nosso estado de espírito e o nosso estado de espírito dita a música que queremos ouvir. Escolhemos aleatoriamente, do nosso mundo musical, diferentes sonoridades, de diferentes épocas e lugares, que têm em comum o prazer que nos dão ou as memórias afetivas que nos proporcionam.»

Bill Williams (Técnico / CEGIST – Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior Técnico)

«Ao longo da minha carreira como docente e investigador na Irlanda, Reino Unido, Moçambique e Portugal, tenho também tocado guitarra com variados artistas. A Playlist é um espelho dessa atividade e inclui temas dos meus heróis musicais, professores e colegas músicos.»

Gonçalo Figueira (Técnico / IPFN – Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear)
«A curiosidade levou-me a indagar sobre a produção sonora, a geração e mistura de sons. Encontrei paralelos fascinantes com a minha área de trabalho, a luz e os lasers. (…) Dizer que a música é “importante” no meu dia-a-dia e no meu trabalho seria subestimar grosseiramente o poder transformativo da experiência musical.»

João Sanches (Técnico / ISR Lisboa – Instituto de Sistemas e Robótica)
«A música tem-me acompanhado durante toda a minha vida de adulto em todas as circunstâncias; nas boas e nas más. Tem sido uma companhia especialmente fiel nas longas jornadas de estudo e de trabalho. Faz parte indispensável do meu ambiente de trabalho um fundo musical adaptado ao tipo de tarefas que estou a realizar.»

Jorge Baptista e Silva ( Técnico /  CiTUA – Centro de Inovação no Território, Urbanismo e Arquitetura)
«Aos 18 anos, quando tive de fazer opções fiquei entalado entre a Arte e a Ciência e depois escolhi a Engenharia. Nunca me arrependi. A par do desenho e da pintura, a música é absolutamente fundamental na minha vida.»

Leonardo Azevedo (Técnico / CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente)
«Escolhi este conjunto de músicas pela sua diversidade. São doze canções cantadas por interpretes de diferentes géneros, portugueses e produzidas em diferentes décadas. (…) São músicas para diferentes estados de espírito e a sua diversidade pretende também recordar a diversidade, e qualidade, da ciência produzida em Portugal.»

Maria João Pereira (Técnico / CERENA – Centro de Recursos Naturais e Ambiente)
«Quando estou com a porta do gabinete fechada, com a música uns decibéis acima do normal e muitas a vezes a cantar (…) estou concentrada a fazer qualquer coisa que exige mais atenção. Ao longo da vida e no meu percurso académico fui e vou buscar à música a “energia” adicional que preciso.»

Mário Figueiredo (Técnico / IT – Instituto de Telecomunicações)
«Componente essencial das culturas humanas, a música pode ter uma profunda, mesmo visceral, influência nas emoções; naturalmente, não sou excepção e a música tem uma forte presença na minha vida. (…) Escolhi canções cuja combinação de música e poesia me tocam particularmente.»

Susana Sousa Gomes (Técnico / C2TN – Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares)
«A música tem sido sempre para mim uma companhia a nível pessoal e profissional. (…) Atualmente, quando estou sozinha no gabinete a fazer o tratamento de resultados nas folhas de cálculo ou a pesquisar artigos científicos para o tema em estudo, geralmente estou a ouvir música.»

Valentina Nisi (Técnico / ITI Larsys – Interactive Technologies Institute)
«A música é como um campo magnético: atrai sentimentos, situações, desenterra memórias, anseios e visões. Eu amo o silêncio, descansar para pensar e sentir, mas quando ouço música, volto a viver. Não qualquer música, alguma música. (…) Para mim, a música é uma injeção de energia e não foi fácil selecione apenas 10 músicas favoritas.»

Ouvir as playlists do Técnico (Galeria Facebook com testemunhos completos)
Seguir o Técnico no Spotify