Mais de uma centena de investigadores do Técnico no top mundial

124 cientistas com ligação à Escola estão entre os mais citados a nível mundial, situando-se nos 2% melhores nas respetivas áreas, de acordo com uma nova atualização do ranking elaborado por investigadores da Universidade de Stanford.

Foi recentemente disponibilizada pela Universidade de Stanford (Califórnia, EUA) uma atualização ao ranking dos cientistas mais citados a nível mundial, conhecido como “World’s Top 2% Scientists list”. Dos mais de 100 mil investigadores que aparecem nesta lista de notáveis, 124 pertencem ao Técnico, um número que aumenta a já alta representatividade da Escola na versão publicada em 2020.

A base de dados cobre 22 áreas e 176 disciplinas, apresentando uma seleção dos cientistas cujos trabalhos investigação publicados aceleraram o progresso nas suas respetivas áreas, influenciando também a produtividade do trabalho de outros investigadores. A atualização publicada no passado dia 19 de outubro, utiliza as citações da base de dados Scopus, uma conceituada base de dados online de resumos e citações de artigos em revistas académicas, até agosto de 2021.

À semelhança do que já tinha sido feito anteriormente, os dados foram compilados em duas listas: uma que permite aferir o impacto ao longo da carreira (link para download) e outra que tem como referência o impacto ao longo do último ano (link para download).

No primeiro levantamento, relacionado com o impacto do trabalho dos cientistas ao longo da carreira, o Técnico conta com 93 investigadores (em alguns casos os cientistas encontram-se associados à Universidade de Lisboa em geral ou aos respetivos Centros de Investigação).

Muitos dos nomes repetem-se nos dois documentos, mas há também estreias na lista que tem como foco o impacto ao longo do último ano, onde encontramos mais 31 cientistas com ligação à Escola.

Os cientistas do Técnico destacados dão cartas em variados campos, tais como Inteligência Artificial e Processamento de Imagem, Investigação Operacional, Engenharia Civil, Materiais, Astrofísica e Gravitação, Redes e Telecomunicações, Energia, Ciências do Ambiente, entre outros.

O estudo conta com a rubrica de grupo de peritos liderado por John Loannidis (Stanford University), a que se juntam Jeroen Baas (Elsevier B.V.) e Kevin W. Boyack (SciTech Strategies) e fornece informações padronizadas sobre citações, h-index, hm índex ajustado de coautoria, citações de artigos em diferentes posições de autoria e um indicador composto. A primeira versão foi publicada em 2019, tendo como finalidade a criação de um banco de dados de mais de 100 mil cientistas, disponível ao público, de forma a combater os abusos de autocitação. Desde então, a publicação é atualizada a cada ano.

Este reconhecimento da elevada qualidade da produção científica e excelência dos investigadores da instituição consolida a posição do Técnico no mapa global de excelência em investigação em múltiplas áreas.

Lista de investigadores do Técnico destacados nas listagens.

O estudo pode ser consultado no site da Public Library of Science Biology (PLOS Biology).