ISR-Lisboa envolvido nas comemorações do V centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães

O barco não tripulado “Sesimbra a Bordo” integrou de forma simbólica o conjunto de iniciativas que assinalaram o momento histórico.

Exatamente quinhentos anos depois da partida das cinco naus que compunham a frota comandada por Fernão Magalhães em direção às ilhas Molucas, foi a vez do barco “Sesimbra a Bordo” – que faz parte do projeto ‘Leva Portugal ao Mundo’ – Escola Azul e de que o Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) é parceiro-  ser de forma simbólica lançado ao mar e deixado sozinho para iniciar a sua viagem. Esta foi uma das muitas iniciativas que compuseram o programa de comemorações do V centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães do passado dia 20 de setembro.  “A RTP esteve a bordo e fez uma reportagem do lançamento e desta forma o ‘Leva Portugal ao Mundo’ também ajudou a levar Fernão de Magalhães a todos os espetadores da RTP”, assinala o engenheiro do ISR-Lisboa, Luís Sebastião.

O convite para integrar estas importantes comemorações reflete, na opinião do engenheiro Luís Sebastião, que “o projeto está a tornar-se conhecido e a chegar às pessoas”. “Mostra também o reconhecimento do potencial do projeto e da qualidade da implementação no âmbito do programa Escola Azul”, afirma ainda. O conceito do projeto, visto como uma ‘mensagem na garrafa’ do século XXI, à mercê dos ventos e das correntes e que pode ser seguida do conforto da nossa casa, via GPS e transmissões por satélite, “tem tido um grande sucesso ao levar-nos ‘virtualmente’ pelo Oceano fora, à descoberta de aventuras inesperadas”, sublinha o engenheiro do ISR-Lisboa.

Volvidos alguns dias desde a sua partida, há grande nuvem de curiosidade e expectativa em torno do “Sesimbra a Bordo” para saber a que país a embarcação não tripulada levará um pouco de história e de literacia do Oceano.