Campus e Comunidade

IST Press publica eBook “The Essence of Quantum Mechanics”

A IST Press editou o livro em formato digital, e em língua inglesa, “The Essence of Quantum Mechanics”, de Alfredo Barbosa Henriques e Luís Alcácer, n.º 69 da “Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia”.

A mecânica quântica é o assunto tratado neste livro, abordando-o de um ponto de vista diferente, seguindo o seu desenvolvimento histórico, chamando a atenção para a maneira como funcionavam as mentes dos seus jovens criadores e como chegaram às suas novas ideias, e como foram ultrapassando as inevitáveis dificuldades conceptuais, quando o conseguiram. Tenta-se transmitir ao leitor aquilo que é a essência da mecânica quântica, mostrando como se evoluiu desde o conceito inicial de quantum, introduzido por Planck, até aos seus desenvolvimentos atuais, incluindo os conceitos de entrelaçamento quântico, teleportação e descoerência – ponto de partida para o que tem sido chamado a segunda revolução quântica.

A obra não é um livro de texto tradicional utilizado num curso, mas também não é dirigido a um público sem pelo menos um nível razoável de conhecimentos de matemática e física. Está dirigido a um público de não-especialistas, mas interessado em compreender a mecânica quântica moderna, os novos conceitos que introduz, e as suas potenciais aplicações. Será igualmente de interesse como leitura complementar a aulas e livros de texto de mecânica quântica.

Começa com uma descrição da revolução de Planck-Einstein, com a introdução do conceito de quantum de energia. O desenvolvimento e o nascimento de uma teoria quântica, a mecânica quântica, é o tópico do segundo capítulo. No terceiro capítulo introduz-se o princípio de sobreposição, conceito central da mecânica quântica, e no quarto capítulo são introduzidos os conceitos de observáveis e operadores. Uma discussão sobre simetrias e transformações de simetria é apresentada no quinto capítulo. Segue-se, no sexto capítulo, o princípio da incerteza de Heisenberg, sendo os conceitos de entrelaçamento quântico e teleportação os assuntos tratados no sétimo capítulo. O livro termina com o oitavo capítulo, onde se discutem algumas das interpretações da mecânica quântica.

O livro pode ser comprado na loja online da IST Press.