IST SPIN-OFF, uma comunidade que promove a colaboração

Este é o fórum que junta algumas das mais bem-sucedidas empresas de base tecnológica em Portugal

A comunidade IST SPIN-OFF foi criada em 2009 pelo Instituto Superior Técnico, para entre outras razões, dar a conhecer os casos de sucesso no mundo empresarial que começaram, de alguma forma, dentro das paredes da escola.

Priberam, Link Consulting, Omnidea ou VoiceInteraction são apenas alguns dos nomes sonantes criados por investigadores, alunos ou docentes do Técnico e que hoje fazem questão de ser considerados, oficialmente, uma spin-off do Técnico. Fomentar a colaboração e o relacionamento entre empresas cujas origens estejam ligadas à escola, estreitar a sua ligação com o Técnico e estimular alunos e investigadores a criarem ainda mais empresas são outros dos objetivos desta comunidade: a ambição do Técnico é tornar-se uma referência internacional na área do empreendedorismo de base tecnológica.

A Priberam Informática, S. A. é um bom exemplo de sucesso, nacional e internacionalmente: lançada em 1989, é hoje uma das referências na área da tecnologia aplicada à linguagem, tendo no FLiP (Ferramentas para a Língua Portuguesa) um dos mais requisitados produtos. Este serviço inclui corretores ortográficos, dicionários, corretores sintáticos e estilísticos, auxiliares de tradução, etc, e está disponível em português europeu e português do Brasil, o que aumentou exponencialmente a visibilidade internacional da empresa.

Segundo a Priberam, “a inovação permanente é essencial para tornar os produtos e serviços os melhores disponíveis no mercado, contribuindo assim para o sucesso das pessoas que os utilizam”. “Move-nos uma motivação constante para melhorar os nossos produtos e serviços, incorporando neles o estado da arte da tecnologia, conteúdo e funcionalidades de uma forma criativa.” Este mote serve a muitas das empresas que fazem parte da comunidade, que têm na sua génese a criação de tecnologia inovadora, muitas vezes desenvolvida em contexto académico, aplicada a problemas assumidos pelo mercado.

Outro exemplo é a VoiceInteraction, que, com “uma base sólida” de Investigação e Desenvolvimento (I&D), apresenta soluções inovadoras centradas nas tecnologias de processamento da fala. O objetivo é melhorar a interface com o utilizador, por exemplo no acesso a conteúdos, já que os fundadores consideram que “a fala será, no futuro, a interface privilegiada no acesso às tecnologias de informação”.

Curiosamente, ambas as empresas surgiram dentro das paredes do INESC-ID, um laboratório associado do Instituto Superior Técnico que atua em áreas variadas: processamento computacional do português falado, sistemas de informação e apoio à decisão, ambientes virtuais interativos, sistemas eletrónicos embebidos e redes de comunicações e mobilidade.

Há, no entanto, muitas empresas da comunidade IST SPIN-OFF a operar noutras áreas: a Terraprima, por exemplo, tem como atividade principal a inventariação e quantificação dos impactos ambientais das atividades humanas e a criação de sistemas de compensação destes impactos; a HeartGenetics aplica inovações computacionais e genética, com o objetivo de alterar a prática da medicina; a Lusospace fornece tecnologia espacial à Agência Espacial Europeia.

Todos os anos, a comunidade tem um encontro formal no Técnico, para o qual são convidados todos os membros e ainda os interessados dentro da comunidade escolar, reforçando os objetivos de estreitar a ligação com a escola e promover a cooperação entre empresas. É também este o momento em que, anualmente, são integrados os novos membros IST SPIN-OFF, numa cerimónia oficial que conta com a presença do presidente do Instituto Superior Técnico.

Este ano, o encontro será no dia 18 de novembro, pelas 18 horas, no Centro de Congressos – uma breve apresentação das empresas que tomarão posse como membros da comunidade pode ser consultada nas próximas páginas.