ISTO É: Técnico reinventa-se e chega a milhares de candidatos ao Ensino Superior

A pandemia de COVID-19 e as medidas de confinamento levaram à suspensão de várias atividades e iniciativas habitualmente presenciais, tiveram de ser adaptadas ou substituídas. Em resposta a estas circunstâncias, a equipa do Núcleo de Apoio ao Estudante do Técnico (NAPE), cuja missão passa também por divulgar a faculdade junto de vários meios estudantis, dinamizou a iniciativa virtual ISTO É, composta por três atividades: os podcasts “ISTO É”, “ISTO É Técnico” e “ISTO É Conversa!” que ao longo dos últimos meses ajudaram a estreitar o caminho até aos futuros alunos da escola.

Os primeiros passos desta iniciativa foram dados através do podcast “ISTO É “. Tirando partido deste formato de aúdio cada vez mais popular foi possível abordar temas e questões do interesse de potenciais candidatos ao Técnico, permitindo-lhes ouvir os vários episódios quando e onde quisessem. Ao longo de 21 episódios, o “ISTO É” deu a conhecer a oferta formativa, as vivências académicas, entre outros tópicos, através do testemunho de vários elementos da comunidade da escola. No total, o NAPE contou com a colaboração de 53 estudantes, 10 docentes e 23 núcleos de estudantes para dar origem a 4 horas e 25 minutos de conteúdo.

Com início no passado mês de maio, altura em que o Técnico celebrou o seu 109.º aniversário, e estendendo-se até à primeira semana de junho, o “ISTO É Técnico” procurou contribuir para uma escolha mais informada e segura na candidatura ao Ensino Superior. Para tal, foram dinamizadas várias sessões via Zoom, através das quais foi possível apresentar cursos, projetos e serviços de apoio aos alunos, oferecendo aos participantes a oportunidade de contactar com estudantes, docentes e alumni do Técnico. Ao todo, realizaram-se 18 sessões dedicadas aos cursos e 6 talks que contaram com 637 inscrições.

Após uma primeira edição focada na entrada no Ensino Superior e no Técnico, o “ISTO É Técnico – Edição Mestrados” veio dar a conhecer a oferta formativa da escola ao nível do 2.º ciclo, explorando os 33 mestrados que estão ao dispor dos estudantes e esclarecendo os detalhes associados à candidatura em si. Tudo isto foi feito ao longo de 8 blocos que contaram com a apresentação dos diferentes cursos por parte de docentes, e de 2 sessões centradas no processo de ingresso, e realizadas em colaboração com o Admissions Office. No total esta atividade contou com 243 inscrições.

Sabendo da necessidade e das oportunidades que residem em atividades que propiciem um apoio mais personalizado, de modo a que dúvidas mais concretas possam ser solucionadas, o NAPE lançou ainda a atividade “ISTO É Conversa!” que abriria a porta ao agendamento de sessões via Zoom com um número mais reduzido de participantes. Numa conversa informal entre estudantes, os potenciais candidatos têm a oportunidade de saber mais sobre a oferta formativa, projetos, infraestruturas e apoios, enquanto obtêm um testemunho em primeira mão da vivência dos atuais estudantes do Técnico. À data de 22 de julho de 2020, realizaram-se 28 sessões com 53 participantes.

O“ISTO É”, dinamizado pelo NAPE, revela mais uma vez a coesão da comunidade académica, evidenciando-se em torno da iniciativa um enorme espírito colaborativo. Foi possível contar com o reitor da Universidade de Lisboa, o professor António Cruz Serra, o presidente do Técnico, professor Rogério Colaço, e ainda o presidente da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico, Francisco Santos. Também diversos núcleos de estudantes, as tunas académicas, os Embaixadores do Técnico, antigos alunos, o Núcleo de Mobilidade e Cooperação Internacional(NCMI), o Admissions Office e vários docentes dos departamentos da escola, se aliaram ao NAPE nesta missão de continuar a dar a conhecer a escola e a sua oferta formativa aos alunos que  pretendem ingressar e estudar no Técnico.