Há cerca de um ano, estava tudo pronto para que a edição de 2020 das Jornadas de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (JEEC 20) fosse um verdadeiro sucesso e ficasse na história do evento por ser a primeira realizada numa tenda no meio da Alameda do Técnico. “Para tornar este desafio possível, muitos processos, metodologias de marketing e preços foram revistos para podermos suportar o custo novo que teríamos. Na semana antes do evento estávamos mesmo muito felizes, porque todo o trabalho estava a refletir-se num sucesso tremendo”, recorda Ricardo Espadinha, coordenador das JEEC 20. A pandemia e o confinamento ditariam o cancelamento das jornadas, e obrigaram o Núcleo de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (NEECIST) a ter que lidar com algumas situações mais complicadas. O núcleo de alunos fez das adversidades uma lição e do tempo uma oportunidade, e apresenta uma edição online ainda mais atrativa e intensa.
Os coordenadores da edição do ano passado, Ricardo Espadinha e Isabel Castelo, mantiveram-se em funções para esta edição especial, não só porque é online, mas também “mais acessível, interessante e cativante para os alunos”, como os próprios a caraterizam. Deram-lhe o nome de “JEEC Connect” porque apesar de os alunos estarem nas suas casas, a organização quer que se sintam juntos “durante uma semana inteira a lutar pelo seu futuro de uma forma interativa e desafiante”. Não foram poupados esforços e recursos para que esta conexão acontecesse e por isso a organização criou uma app para os alunos, de forma a tornar a experiência de participação o mais ímpar possível. O resultado de todo este trabalho está à vista, reflete-se em números e na panóplia de atividades de que os alunos podem desfrutar ao longo da semana.
“Quando estávamos a projetar a app, principalmente devido à situação em que vivemos, um dos nossos principais objetivos sempre foi tentar replicar ao máximo a interação entre grupos de amigos e as empresas”, destaca Isabel Castelo. “Em vez de nos focarmos no progresso individual de cada participante, arranjamos mecanismos para incentivar os alunos a participar em grupos, através de uma competição paralela diária em ‘squads”, acrescenta a coordenadora do evento.
A app é a principal novidade desta edição, e faz toda a diferença nesta passagem para o regime online, porém não é o único fator que a torna atrativa. Ao longo das últimas edições as JEEC têm conseguido contar com oradores de grande relevo no mundo tecnológico, e este ano o cartaz de oradores volta a encher a vista com nomes como: Samuel Ngahane, Staff Machine Learning Software Engineer no Spotify, Anne Aaron, Director of Encoding Technologies na Netflix, Elena Kolevska, Senior Technical Enablement Architect na Redis Labs, Fabio Petroni, Research Engineer no Facebook, Nelson Ferreira, Industry 4.0 Team Coordinator na Bosch, e Hannah Gamiel, Development Director na Cyan.
A partir de Nova Iorque, Samuel Ngahane explicou aos participantes como é que o Spotify tem usado Machine Learning (ML) para personalizar cada vez mais a experiência do utilizador. O orador conduziu ao longo de 1h45 uma palestra muito apelativa que permitiu perceber o porquê de este ser o serviço de assinatura de streaming de áudio mais popular do mundo, dando a conhecer algumas das ferramentas que estão na génese deste sucesso. “Estamos a tentar ligar milhões de artistas criativos a biliões de fãs, através da sua arte”, começava por afirmar.
Antes de entrar no campo mais técnico, que explorou sempre com cautela- percebendo que do outro lado do ecrã podiam não estar entendidos na matéria- Samuel Ngahane contaria um pouco do seu percurso e apresentaria o Spotify aos mais distraídos. Depois disso, explicou em que consiste este subcampo da Inteligência Artificial e tudo o que este permite fazer. “O Machine Learning permite que um computador execute tarefas, ou tome decisões sem estar explicitamente programado para o fazer. São todos os dados que utilizamos como exemplos que ensinam a máquina a tomar essas decisões”, referiu.
Fornecidas as bases para entender tudo o que se seguiria, o engenheiro do Spotify ajudaria a descobrir como é que estas técnicas estão presentes nas várias funcionalidades da aplicação, desde o processo de procura de músicas às playlists que nos são sugeridas. Através da sua exposição foi possível perceber como é que os 345 milhões de utilizadores mensais do Spotify produzem dados que permitem criar serviços como a Discover Weekly, a playlist semanal personalizada com base nos hábitos e gostos de cada utilizador. Assim, e tal como esclareceu o orador, este modelo de recomendação único é criado a partir da combinação de filtros colaborativos e Processamento de Linguagem Natural (NPL na sigla em Inglês).
“Da próxima vez que descobrirem uma boa canção através de recomendação, pensem nestes milhares de pessoas que tocaram esta canção antes, ou que criaram uma lista de reprodução para vocês. E imaginem qual das vossas canções favoritas poderiam também ter tocado a seguir. Funciona surpreendentemente bem”, disse, confessando que ele próprio era cético em relação à capacidade de uma máquina compreender o seu gosto musical refinado até usar o Spotify. “E para ser honesto, a Discover Weekly é uma das razões pelas quais vim trabalhar para o Spotify, porque pensei: isto é tão genial, que devem estar a fazer algo muito inteligente nos bastidores, e quero descobrir o que é, e trabalhar com isso”, partilhou.
Cerca de 1000 alunos já se registaram na Web App das JEEC
Além das palestras, o programa das JEEC contou ainda com vários painéis de discussão, workshops, sessões de matchmaking, Doc Talks e muitos prémios.
Ao longo dos primeiros 3 dias do evento, cerca de 1000 alunos registaram-se na app e 200 estiveram ligados em simultâneo nas atividades. “Consideramos estes números um reflexo incrível da adesão por parte dos alunos, excedendo as nossas expectativas”, vinca Isabel Castelo. A preparação do evento foi totalmente dedicada ao formato online e por isso, e tal como evidencia a aluna do Técnico, “aproveitámos ao máximo as vantagens que este formato nos traz e transformamos as desvantagens em vantagens, como foi o exemplo das squads”. “Ao mesmo tempo, também existe um progresso associado ao aluno individualmente, refletindo-se na acumulação do ‘clássico’ Merchandise das JEEC, que será entregue aos alunos de forma segura e ordenada assim que possível”, acrescenta.
Toda a estratégia desta edição foi pensada ao detalhe, e por isso a equipa da organização estava “relativamente confiante no sucesso das atividades”. No entanto, Ricardo Espadinha assume que “conseguimos superar as expectativas ao mesmo tempo que tornamos o evento mais acessível, interessante e cativante para os alunos, mesmo sendo online”. “Verificar que os alunos fazem a ronda na Feira de Emprego Online, em grupos (squads) e, muitos, de câmara ligada” faz Ricardo Espadinha “acreditar que todo o trabalho deu frutos”, encontrando o sentido para todo este esforço.
Entre as 50 empresas presentes nesta edição das JEEC estão a Worten, Deloitte, KPMG, Teleperformance, Link Consulting, Premium Minds, e EDP. A equipa da organização faz questão de sublinhar que a edição deste ano “foi possível e bem-sucedida devido às 35 empresas que ficaram connosco mesmo após o cancelamento das JEEC|20, e puseram a sua confiança na equipa para a realização das JEEC|21”.
“Quer em termos de oradores de grandes empresas, quer mesmo em termos de organização interna e até agora com o desenvolvimento da APP do aluno, acredito que as JEEC têm vindo a adquirir ferramentas muito poderosas para se destacar no contexto dos eventos tecnológicos a nível nacional”, refere Isabel Castelo. No entanto, a aluna do Técnico faz questão de realçar que “o nosso principal objetivo sempre foi e sempre será fazer um evento que seja o mais útil e interessante para o aluno de MEEC e do Técnico, quer em termos de palestras e painéis, quer em termos de networking e oportunidades para o futuro”.