Jornadas de Engenharia e Gestão Industrial chegam a estudantes de vários pontos da Europa

No decorrer dos 3 dias do evento, várias palestras poderão ser acompanhadas pelos participantes do IEM Conference.

Assim que chegamos ao átrio do edifício do Taguspark percebe-se um corrupio diferente, não fosse este o palco que nos próximos dias acolhe umas jornadas que além de agregarem conhecimento, servem de palco ao networking entre alunos, antigos alunos e empresas. É este o propósito, que ano após ano, leva o Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial (NEEGI), a encetar esforços para trazer até ao Técnico oradores e empresas dispostos a satisfazer curiosidades, consolidar conhecimento e encurtar caminhos para o mercado.

Nesta 6.ª edição, o evento organizado pelo NEEGI regressa em força ao formato presencial, mas não abdica das vantagens do online, e alia-se à  Industrial Engineering and Management (IEM) Conference, uma conferência anual e internacional da European Students of Industrial Engineering and Management (ESTIEM), permitindo que as palestras das Jornadas de EGI cheguem a estudantes dos vários pontos da Europa. “Julgamos que é uma mais-valia porque as empresas conseguem chegar a um público mais alargado”, destaca Inês Serol, membro da organização das Jornadas de EGI. Devido a esta aliança com a IEM Conference, cujo tema principal é a Sustentabilidade, nas palestras que ocupam as manhãs das Jornadas este assunto acaba não faltar no alinhamento.

Esta quinta-feira, 10 de março, o dia arrancou com um workshop bem à medida dos apaixonados por logística. Hans Remmer, antigo aluno do Técnico, e Inês Lourenço, ambos colabores do Lidl, deram a conhecer um pouco mais da empresa alemã, a forma como o departamento de logística está estruturado, onde se localizam os centros logísticos e todo o processo desde a receção, preparação à expedição de produtos.  A questão da sustentabilidade não ficou esquecida, sendo possível conhecer um pouco mais sobre a forma como o Lidl integra a sustentabilidade em todas as suas ações, desde a gestão de resíduos ao transporte.

Para já, e apesar de ainda ser cedo para fazer um balanço completo, Inês Serol partilha o bom feedback recebido: “tivemos palestras bastantes interessantes que registaram uma boa adesão por parte dos alunos e pelo que percebemos os estudantes gostaram dos temas que conseguimos trazer”.

Ao longo dos 3 dias do evento, que se estende até à próxima sexta-feira,11 de março, o cartaz contemplou ou contemplará ainda algumas palestras sobre “Implementação do Lean nas organizações”, “Transformação Digital das Operações”, “Economia Circular”, “Blockchain, Data & AI e 5G e as suas respetivas aplicações no dia a dia”. O antigo aluno do Técnico e fundador da Trash4Goods(T4G), Afonso Ravasco, integra o painel de convidados e irá partilhar quais os principais desafios que surgiram durante o trajeto de criação da T4G, partilhando com a audiência “Como ser um empreendedor sustentável”.

Esta terça-feira, o Lidl, a Deloitte, a Accenture, a Worten, e também o Técnico Solar Boat (TSB) e a JUNITEC,  juntaram-se  à iniciativa, formando a habitual feira de empresas que contribui para a agitação e o entusiasmo que invadem o campus do Técnico por estes dias e que tão bem se conseguiu testemunhar esta manhã.