Jornadas de Engenharia e Gestão Industrial: “Mais do que feira de emprego, uma feira do futuro”

Entre palestras, workshops e conversas, a edição de 2023 das Jornadas de Engenharia e Gestão Industrial trouxe mais de 30 empresas da área ao campus Taguspark do Técnico.

Não se podia ter encerrado a edição de 2023 das “Técnico Career Weeks” (Semanas das Carreiras do Técnico),de melhor forma. De 8 a 10 de maio juntaram-se, nas Jornadas de Engenharia e Gestão Industrial (EGI), estudantes, alumni, professores e profissionais, de todas as áreas do curso, com a promessa de conversar sobre as saídas profissionais nas áreas de consultoria, indústria e finanças – as três mais comuns.

O Núcleo de Estudantes de Engenharia e Gestão Industrial (NEEGI) foi responsável pela organização e trouxe mais de 30 empresas, núcleos de estudantes e associações de voluntariado ao campus Taguspark. A representatividade dos núcleos e das associações foi uma “verdadeira novidade”, conta Raquel Oliveira, presidente do NEEGI. Nesta ótica, Sofia Gil, tesoureira do NEEGI, explica que, “mais do que feira de emprego, este ano podemos dizer que é uma feira do futuro”, uma vez que os estudantes podem pensar no seu futuro não só quanto ao emprego, mas também sobre o desenvolvimento de outras capacidades (soft skills), envolvendo-se noutros projetos.

Entre palestras sobre marketing digital, criptos e blockchain, workshops para dominar entrevistas e conversas sobre sobre sustentabilidade na indústria, como começar uma start-up e deixar o dinheiro falar por si, houve duas atividades que criaram mais zumbido entre os participantes. O “Case Study Indústria” que se resumiu à tentativa de vários estudantes, divididos em grupos, solucionarem um problema específico e realista que a empresa, neste caso, a Lean Academy, já ultrapassou ou com o qual poderá vir a confrontar-se. A forma de solucionar o problema varia podendo ser posta à prova tanto a criatividade dos alunos, como os seus conhecimentos técnicos.

Também a atividade “O teu futuro em debate” consistiu numa discussão entre um painel composto por um colaborador de uma empresa inserida em cada área (consultoria, indústria e finanças) e alumni do Técnico. Estela Leandro, colaboradora do NEEGI, assistiu ao debate com algum enviesamento prévio para as áreas de consultoria e indústria, contudo ficou surpreendida ao perceber que estas áreas “baseiam-se muito em torno de formações e estar muito presente com o cliente”. “Não tinha noção que era algo tão presente e saber isso foi um bom ‘abre-olhos’, pois é algo que eu me veria a fazer.”, acrescentou.

O Presidente do Técnico, Professor Rogério Colaço, afirmou que “não há Técnico sem os seus estudantes” Reforçou também, dirigindo-se aos mesmos, que “estas jornadas são um elemento tão importante na formação, como Cálculo Diferencial e Integral I, pois permitem aos estudantes desenvolver um conjunto de competências que levarão para a sua vida profissional, porque permitem cumprir a missão do Técnico em fazer a interface entre a formação académica (talento) e a economia (tecido económico)”

Na cerimónia de abertura e de encerramento, as Jornadas de Engenharia e Gestão Industrial contaram ainda com a presença do Vereador Pedro Patacho, da Câmara Municipal de Oeiras, da Vice-Presidente do Técnico para o campus Taguspark, Helena Galhardas e da Coordenadora do curso de Engenharia e Gestão Industrial, Professora Tânia Pinto-Varela.

As jornadas terminaram com um convívio entre estudantes e alumni do Técnico que trabalham nas áreas de EGI, em Lisboa.