Jornadas de Engenharia Física arrancam hoje

A quarta edição das Jornadas promete cativar a comunidade da física a participar nas mais diversas atividades.

Entre hoje e amanhã, 1 e 2 de março, o Auditório Abreu Faro do Complexo Interdisciplinar do Instituto Superior Técnico (IST) recebe a quarta edição das Jornadas de Engenharia Física. Durante dois dias, os alunos de física de todo o país, ou qualquer interessado na área, terão a oportunidade de ouvir, falar e pensar a Física através das palavras e da experiência de quem a pratica.

A sessão de abertura do evento contou com a presença do Professor Arlindo Oliveira, Presidente do IST, que destacou a importância do evento por “permitir debater a física, nomeadamente com conceituados profissionais ligados à área, muitos deles com ligação ao Técnico”, tudo isto através de “uma diversidade de atividades” que acredita que não deixará ninguém indiferente.

O calendário das jornadas foi também elogiado pelo Presidente do Departamento de Física, o Professor Luís Alves, que afirmou que o projeto permitirá “propagar ideias”, assumindo-se como “uma oportunidade para a comunidade da Física debater” o presente e o futuro.

As jornadas da Engenharia Física contemplam, este ano, múltiplas atividades que vão desde as frequentes palestras com conceituados nomes nacionais e internacionais, incluindo físicos com ligação ao Técnico, ou o Dia da Carreira do LIP, onde vários investigadores que passaram pelo LIP partilham o seu percurso. O evento adquire esta edição, formatos mais inovadores como o “Coffee with Physicist” onde os alunos podem, num ambiente descontraído, trocar ideias com investigadores e professores de diversas áreas de investigação da Física.

Com uma vertente mais prática, o segundo dia das jornadas contará com os “Inside Views”, que permitirão aos participantes usufruir de uma visita guiada e exclusiva a um centro de investigação do IST, por um investigador que integra o projeto. Além do conhecimento dos projetos, estas visitas permitem a interação com a equipa de trabalho e prometem lançar desafios aos visitantes.

As jornadas da física não se esgotam nestes dois dias, tendo sido hoje lançado um concurso de posters que decorre até ao dia 26 de março, e que vai premiar os melhores posters de divulgação de um trabalho ou projeto de investigação.