Jovens do Município de Loures desafiados a descobrir a Engenharia

Mais de 297 alunos do 3.º ciclo do ensino básico tiveram oportunidade de aprender mais sobre a robótica através de uma palestra inspiradora da professora Isabel Ribeiro.

Haveria melhor forma de iniciar as comemorações do Dia do Técnico do que levando a paixão pela Engenharia que se respira na Escola aos mais novos? Dificilmente, e por isso mesmo, na manhã da passada sexta-feira, 21 de maio, arrancou a edição de 2021 dos Desafios da Engenharia Júnior, uma iniciativa do Instituto Superior Técnico em parceria com a Câmara Municipal de Loures. O arranque do projeto assinalou também a Semana da Educação.

A sessão contou com a participação de 297 alunos de diferentes turmas do 7.º, 8.º e 9.º ano, bem como os respetivos professores, pertencentes a 9 dos 13 Agrupamentos de Escolas do Município de Loures.

Ficaria a cargo da professora Isabel Ribeiro, vice-presidente do Técnico para a Modernização Administrativa, docente do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) e investigadora do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa), a palestra motivacional sobre robótica que despertou a curiosidade dos alunos, tal refletiu o momento interativo Q&A onde os participantes puderam satisfazer as suas dúvidas.

“Como é que os robôs sentem cheiro?”, “Qual o preço dos robôs? Gostava de ter o Chico!”, “Como é que o Gasparzinho distingue uma criança de um adulto?”, “O submarino Medusa é mais ou menos de que tamanho?”, “Quanto tempo demora a ser desenvolvido um robô?”, “Como é que os robôs se levantam?”, estas foram algumas das perguntas colocadas pelos alunos e que encontraram respostas no conhecimento da docente do Técnico.

Após esclarecer todas as dúvidas, a professora Isabel Ribeiro espicaçava ainda mais a curiosidade dos jovens participantes, desafiando-os a vir conhecer tudo isto de perto. “Temos helicópteros, temos submarinos, temos robôs de busca e salvamento. Fazemos muitas coisas em Portugal e no Técnico. Venham visitar-nos e ver”.

A segunda parte da sessão foi dedicada a um Quizz do Técnico, dinamizado pelos Guias do Núcleo de Apoio ao Estudante (NAPE). Os melhores classificados de cada agrupamento de escolas foram selecionados para a segunda fase do desafio que se realizou esta manhã: uma Escape Room remota, onde em equipas os jovens terão de superar vários desafios sobre Ciência, Engenharia e Tecnologia. A medalha de ouro da competição foi arrecadada pelo agrupamento de Escolas Luís Sttau Monteiro. Os Agrupamentos de Escolas Catujal-Unhos e 4 de Outubro conquistaram o 2.º e 3.º lugares, respetivamente.

Também na tarde desta terça-feira, arrancou a edição 2021 dos Desafios da Engenharia+ no mesmo âmbito, mas cujo público alvo são os alunos seniores do concelho de Loures.  A sessão, dinamizada remotamente pelos guias do NAPE, contou com a participação das 5 equipas de alunos dos vários polos da Academia dos Saberes (Universidade Sénior). Os participantes foram desafiados a resolver problemas sobre diversas áreas científicas com a equipa do Polo de Sacavém da Academia dos Saberes a destacar-se e a vencer a competição.

A sessão contou com a participação do presidente do Técnico, professor Rogério Colaço e do presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares. Na sua intervenção o professor Rogério Colaço ressaltou a importância desta parceria como investimento na transmissão do conhecimento científico e tecnológico da Engenharia à comunidade escolar. Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Loures reforçou o agradecimento ao Técnico pela dinamização destas atividades.

Estas iniciativas resultam de uma parceria do Instituto Superior Técnico com a Câmara Municipal de Loures e pretendem estimular a curiosidade e o gosto por temas científicos em estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e também aproximar os seniores da Academia dos Saberes destes domínios. Este ano, e devido aos constrangimentos da pandemia, o projeto teve que se realizar em formato remoto, mas em edições anteriores levou miúdos e graúdos até ao Campus Tecnológico e Nuclear (CTN) do Técnico.