Laboratórios Abertos de Bioengenharia atraem estudantes do ensino secundário

Palestras e atividades experimentais animaram mais uma edição dos Laboratórios Abertos do Departamento de Bioengenharia.

O Departamento de Bioengenharia (DBE) do Instituto Superior Técnico e os núcleos de Engenharia Biológica e Engenharia Biomédica (NEBIST e NEBM, respetivamente) realizaram mais uma edição dos “Laboratórios Abertos do DBE”, entre 8 e 12 de maio, no Campus Alameda do Técnico. Como público alvo, a iniciativa teve os estudantes do ensino secundário de várias escolas do país.

Ana Teresa Cordeiro e Matilde Silva, alunas do 2.º ano de Engenharia Biológica, reviam o protocolo enquanto esperavam os estudantes de 10.º e 11.º da Escola Secundária de Passos Manuel. Preparavam-se para apresentar-lhes as traças do favo de mel que, por terem “um sistema imunitário parecido com o do humano” dão uma ajuda na hora de falar sobre “resistência a antibióticos”. Querem “dar a conhecer o curso” e, ao mesmo tempo, ficarem elas mesmas a saber mais.

Duas bancadas à frente, Miguel Lopes também estudante de Engenharia Biológica enumera as aplicações do gelano: gomas, cápsulas de medicamentos, batons. Ensina a pipetar e mostra que as dificuldades de fazê-lo num meio viscoso são comuns a estreantes e veteranos.

Nesta visita de duas horas – que contou antes com uma palestra – os estudantes, divididos em grupos de 15, puderam ainda conhecer técnicas de separação, usar um agitador e, no fim, levar para casa tubinhos de microesferas coloridas que, momentos antes, ajudaram a preparar.