Verão na ULisboa apresentou o Técnico a 400 estudantes do ensino básico e secundário

Durante as duas primeiras semanas de julho, os jovens visitantes puderam experimentar atividades como construir pequenos foguetões, um circuito elétrico com bananas ou programar videojogos.

Conhecer as várias engenharias do Técnico e conhecer estudantes, docentes e cientistas do Instituto Superior Técnico pondo as mãos na massa. Foi esta proposta que reuniu cerca de 400 estudantes do ensino básico e do ensino secundário em dois campi do Técnico, entre 4 e 15 de julho.

A primeira semana envolveu 100 alunos que vão frequentar o 8º, 9º ou 10º anos de escolaridade no próximo ano letivo e decorreu entre 4 e 8 de julho, no campus Alameda, em Lisboa. Os desafios apresentados pela Escola passaram por atividades como construir um circuito elétrico com bananas, construir uma garra constituída por cartão, seringas, e tubos de ar de silicone, conhecer o universo do empreendedorismo e aplicar conceitos básicos modelação geométrica 3D, entre outros.

A segunda semana realizou-se em simultâneo nos campi da Alameda (Lisboa) e do Taguspark (Oeiras), entre 11 e 15 de julho, e colocou quase 300 estudantes a resolverem desafios de engenharia, ciência e tecnologia com base em problemas do dia a dia. Foram distribuídos por 17 atividades (12 na Alameda e 5 no Taguspark) tão diversas como fazer videojogos, definir uma cadeia de abastecimento, construir micro-foguetões ou fazer experiências na área do eletromagnetismo.

Na cerimónia de encerramento, no dia 15 de julho, o Presidente do Instituto Superior Técnico, Rogério Colaço, agradeceu a presença de todos os participantes. “Espero que tenham gostado, que se tenham divertido. Que tenham feito amizades novas e espero encontrar-vos daqui a um ano aqui no Técnico”. Apresentou ainda o Técnico como “uma instituição que está sempre disposta a acolher pessoas novas que querem e que gostam de ciência”.

As atividades do Técnico mostraram a diversidade da escola e envolveram estruturas como o Departamento de Engenharia Mecânica, o Departamento de Engenharia Química, o Núcleo de Apoio aos Estudantes (NAPE), o Núcleo Estudantes de Electrotecnia e Computadores do I.S.T (NEECIST), o Fórum Mecânica, a Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico (JUNITEC), o Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Técnico (Aerotéc), o Engineering in Medicine and Biology Society (IEEE-IST / EMBS), o Fórum Civil, o GameDev Técnico, o Laboratório de Jogos, o Núcleo de Engenharia Biológica (NEBIST), o Núcleo de Engenharia de Materiais (NEMat), o Núcleo de Física do IST (NFIST), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC ID), o NCEP, o Departamento de Engenharia e Gestão Industrial, o Projeto ROB-9-16 e o N3E – Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrónica.

O Verão na ULisboa é uma iniciativa que envolve as Escolas da Universidade de Lisboa com o objetivo de proporcionar aos jovens a oportunidade de conhecerem e experimentarem o ritmo e o espírito da vida académica. Durante uma semana, cada Escola da Universidade de Lisboa (ULisboa) oferece um plano completo de atividades (experiências, jogos, visitas e workshops) para mostrar os conhecimentos básicos, as tarefas práticas e os métodos de trabalho dos cursos lecionados na ULisboa. Todos os participantes no Verão na ULisboa podem conhecer e interagir, de forma dinâmica, nos laboratórios, salas de aulas, centros de investigação, entre outros espaços, que fazem parte da ULisboa.

Galeria de fotos | Verão na ULisboa