Lean Foundation para Universidades permite aprofundar metodologia

Iniciado em 2013 no Instituto Superior Técnico, o programa Lean Foundation para Universidades pretende "complementar a formação curricular de tronco comum, criando licenciados com domínio nos conceitos Lean, lançando as bases dos futuros agentes de mudança", potenciado "capacidades interventivas em contexto real de trabalho".

Iniciado em 2013 no Instituto Superior Técnico, o programa Lean Foundation para Universidades pretende “complementar a formação curricular de tronco comum, criando licenciados com domínio nos conceitos Lean, lançando as bases dos futuros agentes de mudança”, potenciado “capacidades interventivas em contexto real de trabalho”.

Ao longo de três meses, os alunos – na sua maioria de áreas ligadas às Engenharias, Gestão e Economia, no Técnico ou fora dele – têm a oportunidade de perceber a metodologia, aprender novos conceitos e fazer a diferença. “O meu objetivo é passar uma vasta amplitude de conhecimentos, conceito e ferramentas aos alunos do curso, para que fiquem com o ‘puzzle’ completo e possam ser agentes da mudança”, explica Sérgio Caldeirinha, responsável pelo curso e fundador da Lean Academy Portugal.

“O maior valor que podem tirar de tudo isto é mudar a sua forma de pensar: o que é mais valorizado é a perceção do enquadramento em que deve ser utilizada cada uma das metodologias”, acrescenta, no início da última sessão deste semestre.

Carolina Santos, aluna de Engenharia Mecânica no Técnico, decidiu inscrever-se porque considera que “cada vez mais, as empresas precisam de otimizar recursos, e pessoas com conhecimentos Lean são muito valorizadas”. “O programa cumpriu as minhas expectativas e, na verdade, muda a nossa maneira de pensar”, refere – indo de encontro ao objetivo das sessões.

Na prática, o programa Lean Foundation (o nível mais básico de três, seguindo-se o Lean Exercises e o Lean Six Sigma), ocupa 32 horas letivas, com um Gemba Walk – uma visita a empresa – e uma avaliação de conhecimentos, opcional, no final. Este semestre, o Gemba Walk foi feito nas instalações da SONAE, onde alunos tiveram a oportunidade de analisar e discutir os sistemas de implementação de melhorias e eficiência aplicados na multinacional.

Em três anos, já há mais de uma centena de alunos formados neste nível de iniciação à metodologia Lean, e o número não deverá parar de crescer. Há cursos organizados no campus Alameda, mas também no campus Taguspark, e as candidaturas podem ser feitas no site da Lean Academy Portugal, onde se encontram mais informações sobre o programa.

Em resumo? “É uma obrigação da Lean Academy Portugal, com o seu papel societário, criar condições para que os nossos estudantes universitários tenham acesso a programas de capacitação que os preparem para a exigente tarefa de gerir propósitos e processos, e de liderarem pessoas”, refere Sérgio Caldeirinha, que também ocupa a presidência da organização. O resultado final? “Eu recomendaria, sem dúvida, este programa”, afirma Daniel Vasconcelos, também aluno de Engenharia Mecânica, mas no ISEL.